Prof. Ricardo Gomes

18/11/2013 | 18:32
Compartilhar

Análise do Edital do STF! Regimento e Legislação do STF!

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)

 

Prezados Concurseiros!

Seguem a minha análise e considerações sobre o Concurso do STF.

  1. Regimento Interno do Tribunal e de Legislação Específica (Código de Ética dos servidores do STF).

Para os cargos de Analista nºs 3, 5, 8 e 10 será exigido o conhecimento da íntegra (do inteiro teor) do Regimento Interno do STF. De outro lado, para os cargos de Técnico e de Analista nºs 2, 4, 6, 7, 9, serão exigidos os seguintes assuntos: 1 Organização e competência. 2 Serviços do Tribunal. 3 Disposições finais (que correspondem aos arts. 2-53; 355-360; 361-369 do Regimento Interno do STF).

O CESPE costuma cobrar assuntos mais “chaves” dos textos dos Regimentos e de Legislações, isto é, pontos mais relevantes das normas que são quase certos de constarem na prova. Entre eles, para o STF, reputo de grande possibilidade de cobrança a composição e órgãos do Tribunal, competências dos respectivos órgãos, especialmente do Plenário, Presidência e Vice-Presidência do STF e Ministros da Corte.

Estas recomendações são específicas para os cargos dos quais serão cobrados apenas parte do Regimento. Contudo, para os cargos de que será exigido conhecimento da íntegra do Regimento Interno do STF, estes pontos continuam como os mais relevantes, sendo que o candidato deverá também estudar todas as disposições do texto legal, pois consta como necessariamente objeto de cobrança pela banca examinadora (e ela efetivamente exige...). Nesse caso, qualquer outro dispositivo poderá ser objeto de prova.

Na última prova do STF, realizada em 2008, foram cobradas 10 Questões acerca do Regimento Interno do Tribunal. Com isso, creio que o CESPE poderá repetir o número de questões ou até aumentá-lo para uns 15, por exigir de alguns cargos a íntegra do texto da norma.

Por isso, o estudo do Regimento Interno e da Legislação Específica do STF deve figurar como prioritário para o candidato deste atual concurso da Corte.

Ademais, vale considerar que o estudo da Lei “seca” do Regimento e da Legislação sem o auxílio de meios didáticos não é dos mais atraentes aos candidatos. Com isso, diante também do pouco tempo até a prova, o estudante deverá fazer uso de leituras mais diretas e práticas (Ex: CURSOS em PDF do Ponto dos Concursos), com foco em comentários pontuais do texto do Regimento, bem como de mapas mentais elaborados com base no texto da norma.

Fica como minha sugestão que o aluno siga as seguintes orientações nessa reta final:

  • 1.       Faça cursos em vídeo, presencial ou em PDF do Regimento Interno e Legislação Específica do STF (cursos diretos e práticos);
  • 2.       Resolução de questões elaboradas com base no texto das normas (Livros especializados e cursos em PDF);
  • 3.       Leitura atenta da Lei “seca”.
  • 4.       Revisar os pontos mais relevantes das normas, descritas acima.

O histórico tem mostrado que seguir tais regras aumenta as chances dos candidatos até de acertarem todas as questões de Legislação (Regimentos e Legislação Específica), vide os recentes concursos do MPU, TJDFT, TST, STJ, etc, nos quais diversos alunos “gabaritaram” a prova.

 Confiram as Aulas Demonstrativas dos Cursos para o STF. Alguns cursos já estão com TODAS as Aulas disponíveis! Confiram!

Aulas Demonstrativas – STF:

  1. REGIMENTO INTERNO DO STF PARA TÉCNICO E ANALISTA (CARGOS 2, 4, 6, 7, 9) EM TEORIA E EXERCÍCIOS

 

  1. LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA ANALISTA E TÉCNICO - STF (TEORIA E EXERCÍCIOS)

 

  1. REGIMENTO INTERNO DO STF PARA ANALISTA – ÍNTEGRA DO REGIMENTO (CARGOS 3, 5, 8 E 10 – ÁREAS JUDICIÁRIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL, ESTATÍSTICA, REVISÃO DE TEXTO)

 

Confiram semanalmente aqui no site do Ponto os Diversos Simulados que disponibilizarei, para chegarem 100% preparados para a prova do STF!

Registro que nos Cursos de Legislação Específica de concursos pretéritos (MPU, TJDFT, CNJ, STJ, TST, TSE, MP/RJ, MP/PI, TREs, TRTs e TJs Estaduais) nós abarcamos, em todos eles, 100% das questões cobradas na prova! A nossa intenção é repetir a mesma experiência nesse concurso do STF-2013! Portanto, aos estudos!

Com o estudo desse material disponibilizado, você, Aluno, não precisará preocupar-se com a aquisição de outros materiais adicionais ou Livros de Legislação e Regimento do STF. A dica é estudar as Aulas Teóricas, fazer os Exercícios Comentados, ler a lei seca e repetir os exercícios com gabarito.

Aconselho a ler o material pelo menos 3 VEZES, deixando 1 delas para a última semana antes da prova.

 

Espero que aproveitem e bons estudos a todos!

Por sua aprovação!

Meu Facebook: FACE do PROF. RICARDO GOMES

 

Meu Twitter: TWITTER DO RICARDO


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: