Prof. Bruno Fracalossi

17/11/2013 | 20:50
Compartilhar

2013 quase acabando! Minha opinião sobre as previsões de concursos futuros!

Olá meus amigos, tudo bem?

Estamos chegando ao final de 2013, e próximo do final de um mandato de Presidente da República. Como vocês sabem, o ano que vem será um ano de eleições.

Pelas pesquisas atuais, a tendência é de que o Governo não mude.

Não darei a minha opinião sobre isso, mas em termos de concursos públicos, o fato em voga pode exercer influência em um novo ciclo de concursos. Dependendo dos resultados das eleições, um novo ciclo ocorrerá em 2015 ou somente em 2016.

Conforme eu já escrevi anteriormente, os concursos federais costumam seguir um ciclo, e esse ciclo está se encerrando, para ser iniciado novamente em 2015/16.

Tenho recebido muitos e-mails me perguntando sobre qual concurso focar a partir de agora, já que os concursos dos principais órgãos ocorreram nos anos de 2012 e 2013.

Vou elencar abaixo um panorama geral sobre as cenas dos próximos capítulos dos principais concursos do país, baseando-me em notícias veiculadas nos jornais de concursos, conhecimento pessoal e boatos. Espero que isso possa te ajudar um pouco a se livrar das dúvidas, que nos atrapalham tanto.

A dúvida sobre qual rumo seguir nos consome muita energia, e gera muito stress.



AUDITOR E ANALISTA DA RECEITA FEDERAL

O último concurso ocorreu em 2102. Ainda restam candidatos aprovados como excedentes para o cargo de Analista. Eles deverão ser chamados no primeiro semestre do ano que vem. Somente após isso é que ocorrerá um novo concurso.

Em uma reunião com o Sindifisco Nacional, o Secretário da RFB afirmou que não haverá novo concurso no ano que vem. Com essa informação, e se o governo atual continuar, um novo concurso deverá ocorrer no início de 2015.

Porém, nesses meus quase 8 anos de serviço público, uma coisa que eu aprendi é que as informações mudam muito na administração pública. Eu não me surpreenderia se saísse sim um novo concurso no ano que vem.

De qualquer forma, o ideal é manter o ritmo, pois o concurso da RFB é bem pesado, e tentar fazer os demais concursos dos fiscos estaduais, o APO e o ACE/MDIC, pois as matérias são parecidas.

De qualquer forma, acabou de sair a autorização para quase 1000 vagas do cargo de Assistente-Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda e lotação na RFB, com salários de quase 4.000 reais e possibilidade de lotação em quase todas as cidades do país. O edital deve sair até o começo de 2014.

POLÍCIA FEDERAL/POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

O edital para 600 cargos de agente administrativo, com salários por volta dos 4.000 reais e lotação em qualquer lugar do país, deve ser publicado nesta semana.

Já os concursos para os cargos da carreira de Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que possuem alta rotatividade, e concursos constantes, devem ocorrer no ano que vem, ou em 2015. O caso desses dois órgãos é semelhante com o da RFB.

POLÍCIA CIVIL DO DF

Um novo concurso deverá ocorrer no ano que vem, visto que foram criados milhares de cargos a serem providos em concursos anuais. Só para o cargo de agente, foram criadas mais de 2000 vagas, e uma pequena parte será preenchida com o concurso atual.

ABIN

O concurso deverá ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. O pedido de autorização foi cancelado pelo MPOG em razão da contenção de gastos do Governo, mas já há outro tramitando. Acredito que o concurso deva ser autorizado no início do ano que vem.

AUDITOR FISCAL DO TRABALHO

Apesar de ter ocorrido um concurso recente, o Ministro do Trabalho afirmou, na semana passada, que ocorrerá um novo certame com 500 vagas para Auditor. O MTE havia pedido 600 vagas para o concurso atual, mas somente 100 foram autorizadas, e o Cespe errou a mão, resultando em somente 90 aprovados. Ou seja, não haverá excedentes e o concurso não deve ser prorrogado.

Grande chance de um novo concurso em 2014 mesmo.

EPPGG E APO/MPOG

Da mesma forma como aconteceu com a ABIN, o pedido de autorização do concurso de APO foi cancelado, mas já há um novo pedido tramitando, e um concurso com cerca de 100 vagas deverá ocorrer no início do ano que vem.

Em relação ao EPPGG, ainda restam 700 cargos livres para a carreira. A previsão era de que fossem preenchidos 300 deles no concurso atual e um novo concurso ocorresse muito em breve.

Porém, eu vejo um problema aqui: o fato do concurso atual estar prometendo uma longa briga judicial, em razão das medidas judiciais interpostas pela Anesp contra as regras do edital do certame de 2013. Isso atrasaria um novo certame, assim como ocorreu em 2009.

Outra opção para os concurseiros que miram o MPOG é o concurso para Analista-Técnico Executivo, carreira com mais de 1000 vagas, recém-criada, análoga ao Analista-Técnico de Políticas Sociais, com previsão de edital em 2104. O salário atual desse cargo é de 6000 reais, mas a previsão é de que suba para 10000, do mesmo modo que ocorreu com o Analista de Infraestrutura do MPOG.

ACE/MDIC

Foram criadas 330 novas vagas para o cargo. Essa carreira é excelente, pertencente ao Ciclo de Gestão do Governo Federal. Os excedentes do concurso atual deverão ser nomeados no ano que vem, e um novo certame deverá ocorrer em breve, com probabilidade de ser em 2014.

BACEN

Esse deve demorar, visto que o concurso acabou de acontecer.

SUSEP E CVM

Provável que saia em 2014/15.

CGU

Os excedentes deverão ser nomeados no início do ano que vem. Um novo concurso deverá ocorrer no final de 2015 ou início de 2016.

STN

Mesmo caso da CGU.

TCU

É provável que o concurso do ano que vem ocorra no final dele, e com vagas para Obras somente.

TCDF

Edital no mês que vem.

ACI/GDF

Edital no mês que vem.

IPEA

Edital em 2014.

AGÊNCIAS REGULADORAS

Vários editais em 2014.

TRIBUNAIS

Vários concursos, principalmente para TRT e TRE.

MPU

Foram criadas novas vagas. Talvez saia um novo concurso no ano que vem.

É isso, pessoal!

Agora é escolher os que vocês querem, e tentar conciliar ao máximo as matérias dos concursos parecidos.

Se vocês precisarem de ajuda não só para essa escolha, mas para tudo que seja relacionado ao seu planejamento, metodologia e motivação, pode contratar um dos meus Coachings.

Tenho alguns abertos, regulares e específicos, todos com vagas limitadas.

Vocês podem pesquisar as aulas de apresentação nos endereços abaixo:

Coaching para concursos – 10ª turma

Coaching para ACI/GDF

Coaching para ACE/MDIC

Coaching para AFC/CGU

Coaching para ATRFB

Coaching para APO/MPOG

Coaching para Auditor do CAGE/RS

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes



 



 



 



 



 


Comentários

  • 18/12/2013 - Patricia Rezende
    Olá, Professor!!
    Sou formada em direito e diante das frustrações de concursos na área jurídica ( concursos para cadastro reserva) estou analisando as matérias na área fiscal e pretendo focar no concurso do Ministério da Fazenda. Gostaria de saber, pela sua experiência em concursos, quais as matérias básicas devo estudar para uma preparação continua?
    Desde já agradeço.

    Patrícia
  • 28/11/2013 - Fabio A M
    Professor, o senhor não respondeu meu último post! Eu quero saber se você sabe sobre novidades do próximo concurso da Câmara dos Deputados. Obrigado!
  • 21/11/2013 - Fabio A M
    Professor Bruno, poderia me falar sobre o andamento do concurso da Câmara dos Deputados? Esse não entrou na lista dos concursos do seu post. Ficarei agradecido pela informação. Abraço!
  • 20/11/2013 - Tatiane Portal
    Professor, grata pelas informações. Elas são preciosas para que assim possamos manter o foco e a motivação.
  • 18/11/2013 - Junior oliveira
    professor, o senhor poderia especificar quais as agências reguladoras previstas, pode ser por alto assim pelos boatos e tal!grande abraço, tou sempre ligado na sua coluna!
  • 18/11/2013 - Thiago
    Olá Bruno, tudo bem? Bom, após ter lido o texto acima, fiquei bastante pessimista em relação ao ano que vem. Estou focado na RFB e MDIC, concursos estes que, segundo você, só devem sair mesmo em 2015 (e dependendo de quem estará na presidência). Você acha que agora seria melhor focar nos concursos do DF (TCDF e ACI/GDF) e no APO? Talvez focar também no AFT-MTE? Abraços!!
  • 18/11/2013 - Mariana
    Professor Bruno! Muito obrigada pelo texto! Estou perdidinha para escolher em qual concurso devo focar! Ajudou bastante! Sobre o concurso de Auditor de controle interno do GDF, vc sabe se sairá em breve? Outra coisa, quais matérias já podemos estudar para a área administrativa do TCDF? Novamente, muito obrigada! Mariana
  • 18/11/2013 - Roseane
    Bom demais. Estava mesmo precisando dessas tuas previsões concursísticas. E olha que tu acertas muitas previsões. Muito obrigada.
  • 18/11/2013 - Roseane
    Professor, sabemos que é 2014, mas digitaste 2104 na parte do EPPGG/APO
  • 18/11/2013 - Evenim
    E INSS??? Estou esperando o tecnico da previdencia...
  • 18/11/2013 - Brenno Lucas
    Excelente texto, Bruno. Uma avaliação muito benfeita. Apesar de ter dito de alguns concursos de nível médio, uns que estão para sair já já, gostaria de saber como você avalia a safra dos concursos de nível médio em 2014 e 2015.
    Obrigado!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: