Prof. Igor Oliveira

18/10/2013 | 16:55
Compartilhar

10 dicas práticas para economizar tempo

Muita gente reclama da falta de tempo, mas irei recorrer novamente a uma frase utilizada entre os sábios fuzileiros navais: "o tempo é o tempo que se tem"! Ou seja, se você não tem, você pode criar. Vejamos algumas dicas:

1 – FOCO. A primeira e mais importante dica é focar no que está fazendo. O tempo que você gasta pra fazer um trabalho bem feito é o mesmo pra fazer um trabalho mal feito. Além disso, você não terá retrabalho, o que no final das contas vai economizar tempo. E isso vale pra tudo: para o trabalho, para o estudo e pra família. Vai brincar com seu filho? Brinque direito. Deixe-o satisfeito, pois do contrário você vai ter que brincar novamente (por experiência própria).

2 – REFERENCIAL. Crie seu tempo interno. Todo mundo tem pressa de passar, mas você só vai passar quando estiver maduro o suficiente nas disciplinas de seu concurso. Quanto tempo isso vai demorar? O tempo que for preciso. Pra quem sabe esperar, tudo vem a tempo. Crie um tempo próprio, independentemente do tempo do relógio ou do calendário. Isso vai trazer qualidade à sua vida e ao seu estudo, além de diminuir sua ansiedade gerada pela comparação com outros candidatos. Ou seja, a partir de agora seu referencial é interno. Respeite seu ritmo, mas não pare de estudar. Deve ter gente brava de ler isso, mas não adianta, vai ficar bravo até se acalmar e cair na real que as coisas na vida tem um tempo para acontecer.

3 – PLANEJAMENTO. Tenha um plano completo e detalhado de estudos, levando em conta seus problemas e todas as outras atividades, incluindo o lazer e o descanso. Faça o mapeamento dos seus estudos, desde o primeiro livro até o último. Eu, por exemplo, antes de abrir um livro, planejei 6 meses. Isso mesmo: 6 meses só filosofando na vida e no concurso público. Cada hora de planejamento me economizou um tempão de estudos. Simplesmente no dia em que sentei pra estudar sabia tudo o que iria acontecer. Não dei chilique, não fiquei ansioso, não perdi tempo. Fui lá e cumpri minha missão.

4 – DIETA DE INFORMAÇÕES. Evite o contato com informações inúteis. Você não precisa saber, por exemplo, que um CANGURU INVADIU FARMÁCIA EM AEROPORTO NA AUSTRÁLIA. Isso não cai no concurso público, salvo melhor juízo.

5 – INTERNET DO MAL. Complementando o item anterior, limite o acesso à internet, principalmente a redes sociais. Você não precisa ler o divã virtual do facebook todos os dias, onde todas as pessoas são perfeitas e felizes. Eu não tenho facebook. Até já tive, mas perdia tanto tempo que cancelei. Por enquanto não pretendo voltar a ter, pois, de boa, não sinto falta alguma. Meus amigos de verdade quando querem me achar me acham.

6 – INTERNET DO BEM. Hoje em dia quase tudo dá pra resolver pela internet. Desde a compra de ingressos do cinema até compras do mês. Ué, não sabia desta última dica? Várias redes de supermercados entregam em casa. Há ainda mercados de bairro que aceitam encomendas por telefone. Facilita muito a vida. Enfim, utilize a internet para evitar filas e muvucas.

7 – EVITE “NÓS” NA ROTINA. Tipo assim, se você malha na academia pela manhã, tome banho na própria academia e vá para o trabalho. Não volte em casa. Evite este tipo de vai-e-volta. Tome o café no trabalho. Basta preparar seu sanduba e colocar na mochila. Tente achar um lugar para se exercitar a meio caminho entre sua casa e seu trabalho. Observe sua rotina. Ela deve ter algum .

8 - SEJA ORGANIZADO. Bagunça faz você perder tempo. Organize tudo, desde o orçamento doméstico até os panos de prato. Quando você precisar de um pano de prato você vai saber exatamente onde ele está.

9 – MICROTEMPOS. Aproveite os "microtempos" livres. Exemplo: eu pego a barca Rio x Niterói todo dia pra trabalhar. No trajeto eu aproveito para ler livros que eu gosto, romances. Assim, eu durmo mais cedo, pois não leio mais na hora de dormir. Nessa brincadeira até Contabilidade Pública (que é uma espécie de romance) eu já li nas barcas. Entre minha casa e as barcas eu aproveito pra ligar para meus parentes, pais, irmão, etc. Ou seja, eu aproveito tudo.

10 – TV? Assista TV apenas no fim de semana. Você não está perdendo nada. A TV hoje em dia só passa bobagem...hehe...eu fiz isso lá em casa e percebemos que estamos conversando muito mais uns com os outros. A TV absorve um tempo precioso.

Espero que tenha gostado. Caso queira saber mais sobre meu apaixonante trabalho como coaching para concursos, acesse o link abaixo:

CLIQUE AQUI

Abs!

Igor Oliveira.


Comentários

  • 15/05/2014 - Emanoel
    Muito bom, mestre! Excelentes dicas pontuais e verdadeiras. De fato, sem que percebamos, maus hábitos podem comprometer nosso objetivo. Valeu!
  • 15/05/2014 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Emanoel! Disponha meu véio! rs...abs!
  • 27/04/2014 - Rosana
    Professor!
    Excelente o seu artigo, principalmente quanto ao uso da internet em especial FaceBook....ohhh coisinha danada e sem utilidade o tal do FB! Olha, eu só mantenho minha conta por causa dos grupos de estudo de Seg e Saúde do Trabalho e Direito do Trabalho, pois do contrário já teria cancelado a minha inscrição...não aguento ver pessoas postando a "macarronada do dia", os pensamentos do Garfield e outras idiotices mais!
  • 27/04/2014 - Prof Igor Oliveira
    hehehe...pode crer. O lance é botar um horário pra acessar e não abrir exceções. Abs!
  • 21/10/2013 - Evangelina
    Suas dicas são essenciais para essa longa jornada. Obrigada!!!
  • 21/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Bom dia Evangelina! Conte sempre comigo! Abs!
  • 21/10/2013 - Flavia Oliveira
    Irei repassar suas dicas com um pouco mais de calma porém já posso adiantar: preciso redimensionar as coisas! Ontem mesmo estava filosofando sobre a superficialidade das amizades...e não gosto de nada "meio termo"...As redes sociais tem muito disso. Mais parecem uma revista onde vc é a matéria de capa. rss No mais, obrigada pelas dicas, em especial a dos nós...ainda não os vi claramente mas sinto que existem...kkkkkk
  • 21/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Escuto a sua gargalhada quando você escreve!!! rsrsrs...é isso mesmo Flávia Sorriso! hehe
  • 21/10/2013 - Pablo de Oliveira Co
    Excelente texto. Já aproveitar as dicas. Valeu Mestre!
  • 21/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Pablito! Rs...abs!
  • 21/10/2013 - MARIA DO CARMO DO NA
    Parabéns Igor fico orgulhosa de vc

  • 21/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Obrigado! Bjo!
  • 21/10/2013 - Luciana Lima
    Salve Igor! Ótimo artigo, obrigada! Abs!
  • 21/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Salve comandante! rsrs...espero que esteja tudo bem! Abs!
  • 20/10/2013 - Marina
    Muito bom texto, parabéns! É sempre importante pensar na nossa rotina, achar uma brechinha que perdíamos com bobagem!
  • 20/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Exatamente Marina! Rs...conte sempre comigo! Abs!
  • 19/10/2013 - Luciano Souza
    Rapaz, parece até que o texto fala de minha vida! rsrs
    Estava precisando ler isso, veio na hora exata.
    Muito obrigado pelos textos, prof. Igor, sempre simples e objetivo.
  • 19/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Luciano! Conte sempre comigo. De vez em quando eu vou postando uma coisa aqui, outra ali...hehe...abs!
  • 19/10/2013 - Paulo H Amaral
    Os seus artigos são muito bons. Diferentemente da grande maioria de artigos voltados pra concursos que dizem coisas que todo mundo está cansado de ler/ouvir e ainda usam as mesmas palavras e exemplos.
    Escreva-nos sempre. Abraços!
  • 19/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Olá Paulo, agradeço humildemente suas palavras. De vez em quando eu escrevo uma coisa pra aliviar o coração da galera...rs...conte sempre comigo, tá? Abs!
  • 19/10/2013 - Genilson da Silva
    Vc vai além do Coaching... esse teu lado humano, hoje, é raro, muito raro! Igor vc SOMA!
  • 19/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    ADSUMUS meu camarada! É uma honra servir ao seu lado! Abs!
  • 19/10/2013 - Thatiana
    Ótimo texto, professor! Muito obrigada! Creio que me ajudará bastante!
  • 19/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Olá Thatiana! Que bom, fico feliz! Conte sempre comigo! Abs!
  • 19/10/2013 - Adriano Vidal
    Todos reclamamos que não dispomos de tempo, mas será que o tempo que temos está sendo utilizado corretamente? A resposta encontra-se no texto que você escreveu. Texto brilhante Igor, vem só somar nosso trabalho até agora desenvolvido. Mais uma vez, obrigado pelas palavras professor.
  • 20/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Adriano! Conte sempre comigo! Abs!
  • 18/10/2013 - Vitor Fernandes
    Olá professor! Tenho acompanhado seus artigos aqui no Ponto. Gosto muito da maioria deles! Percebo um equilíbrio salutar nas suas palavras, desses que, hoje em dia, raramente encontro na indústria dos concursos. Concurso é bom e importante sim, mas tem coisas melhores e mais importantes na vida.

    Grande abraço!

  • 18/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Olá Vítor! Obrigado pelas palavras. De fato, a vida é muito mais que isso. Sabedoria não se vende em potes. É necessário abrir o coração e praticar. Abs!
  • 18/10/2013 - Francis
    Grande Igor, palavras sábeis e acolhedoras nesses tempos nada fáceis...vou dar uma olhada em seu trabalho de coaching, obrigado, abraços!
  • 18/10/2013 - Prof Igor Oliveira
    Valeu Francis! Estude em paz! Abs!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: