Prof. Claudia Kozlowski

16/10/2013 | 14:18
Compartilhar

Questão do concurso para ICMS/RJ 2011 - Análise Sintática

Olá, povo estudioso,

Se você estiver se preparando para o concurso do ICMS-RJ (usando a linguagem que todos conhecem... sem blá, blá, blá...), veja só uma questão do concurso de 2011, cuja banca foi a Fundação Getúlio Vargas.

Certamente, acertou o candidato mais bem preparado, pois sua resolução demandaria tempo e qualquer erro seria fatal, pois ele teria de fazer a análise sintática de uma construção IMENSA e avaliar a correção de três itens. Briga de cachorro grande, como se diz por aí. Vamos lá.

Na Espanha, por exemplo, a recentíssima reforma do Código Penal – que atende diretivas da União Europeia sobre o tema – trouxe, no artigo 31 bis, não só a possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica (por delitos que sejam cometidos no exercício de suas atividades sociais, ou por conta, nome, ou em proveito delas), mas também estabelece regras de como essa responsabilização será aferida nos casos concretos (ela será aplicável (...), em função da inoperância de controles empresariais, sobre atividades desempenhadas pelas pessoas físicas que as dirigem ou que agem em seu nome). (L.31-42)

A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:

I - Há uma oração coordenada sindética aditiva e uma oração coordenada sindética alternativa.

II - Há três orações na voz passiva, mas somente uma com agente da passiva explícito.

III. Há quatro orações subordinadas adjetivas desenvolvidas e uma oração subordinada adjetiva reduzida.

Assinale

(A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

(B) se nenhuma afirmativa estiver correta.

(C) se todas as afirmativas estiverem corretas.

(D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

(E) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Para começar, vamos fazer como o esquartejador (horrível!..rs...). Vamos dividir o período (sim, é um só!!!!) para realizar a análise sintática.

Ao mesmo tempo em que separarei as orações, irei classificá-las e indicar as relações existentes entre si. Coragem, meu bem!!!

ORAÇÃO 1 - Na Espanha, por exemplo, a recentíssima reforma do Código Penal (VER ORAÇÃO 2) trouxe, no artigo 31 bis, não só a possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica (por delitos (VER ORAÇÃO 3) = ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÉTICA EM RELAÇÃO À ORAÇÃO 4 e ORAÇÃO PRINCIPAL EM RELAÇÃO ÀS ORAÇÕES 2 e 3

ORAÇÃO 2 - que atende diretivas da União Europeia sobre o tema = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA (em relação a "reforma do Código Penal")

ORAÇÃO 3 - que sejam cometidos no exercício de suas atividades sociais, ou por conta, nome, ou em proveito delas = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA (em relação a "delitos")

ORAÇÃO 4 - mas também estabelece regras de = ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ADITIVA EM RELAÇÃO À ORAÇÃO 1 e ORAÇÃO PRINCIPAL EM RELAÇÃO À ORAÇÃO 5

ORAÇÃO 5 - como essa responsabilização será aferida nos casos concretos = ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA

ORAÇÃO 6 - (ela será aplicável (...), em função da inoperância de controles empresariais, sobre atividades (VER ORAÇÃO 9) = ORAÇÃO JUSTAPOSTA INTERCALADA E ORAÇÃO PRINCIPAL EM RELAÇÃO ÀS ORAÇÕES 7, 8 e 9

ORAÇÃO 7 - que as dirigem = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA (em relação a "pessoas físicas" e ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÉTICA EM RELAÇÃO À ORAÇÃO 8

ORAÇÃO 8 - ou que agem em seu nome = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA (também em relação a "pessoas físicas") e ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ALTERNATIVA EM RELAÇÃO À ORAÇÃO 7

ORAÇÃO 9 - desempenhadas pelas pessoas físicas = ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA REDUZIDA DE PARTICÍPIO (em relação a "atividades")

Analisando as afirmações, temos que:

I - Está correta, pois a oração 4 tem valor aditivo em relação à oração 1 e a oração 8 tem valor alternativo em relação à oração 7;

II - Está certa. São passivas as construções: "(delitos) que sejam cometidos" / "como essa responsabilização será aferida" / "(atividades) desempenhadas pelas pessoas físicas". Somente na última está expresso o agente da passiva.

III - Está correta. São adjetivas desenvolvidas as orações 2, 3, 7 e 8, e reduzida a de número 9.

 

A resposta é, portanto, C.

 

Essa é uma questão típica da FGV, mas que pode muito bem voltar a cair, já que o tema se inclui no conteúdo programático de Língua Portuguesa desse certame.

Caso você não disponha de tempo, mas não queira deixar de lado o estudo de Língua Portuguesa, sugiro que participe do nosso Curso de Exercícios FCC, já lançado. Assim, você terá a oportunidade de ver como a banca costuma explorar esses conceitos gramaticais e, ao mesmo tempo, fazer uma revisão teórica a partir dos comentários às questões apresentadas.

 

Espero por você lá.

 

Grande abraço.

 

 

 


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: