Prof. Fernando Graeff

12/09/2013 | 13:51
Compartilhar

Prova de Auditoria - AFT

Pessoal,

Não vislumbro a possibilidade de recurso nas questões de auditoria cobradas na prova de auditor fiscal do trabalho realizada no último final de semana. De qualquer forma eu e o Professor Davi vamos comentar as questões, nesse artigo comentarei os itens 120 a 124, o Professor Davi comentará no espaço dele os itens 115 a 119, então vamos lá:

Com referência aos objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os seguintes itens.

120 Se houver dúvidas sobre créditos registrados no ativo de uma entidade, o auditor agirá de modo apropriado caso recomende ao dirigente do órgão que expeça um pedido de confirmação negativo em branco ao suposto devedor.

Comentários:

Não existe o tipo de confirmação citado na questão. A confirmação pode ser negativa ou positiva (em branco ou em preto). A confirmação negativa é aquela em que a parte que confirma responde diretamente ao auditor somente se discorda das informações fornecidas na solicitação. Por sua vez, na confirmação positiva em branco, o suposto devedor deve fornecer as informações solicitadas. Portanto, a solicitação negativa é incompatível com a modalidade em branco.

Gabarito: E. Entendo que o gabarito preliminar está correto.

121 Na realização do seu trabalho em determinado ente, ao constatar que não foram calculados e demonstrados os encargos incidentes sobre salários não reclamados de empregados recém-demitidos e sobre reclamações trabalhistas em tramitação há muito tempo na justiça trabalhista, o auditor-fiscal do trabalho deverá recomendar a constituição de reserva de contingência nos valores correspondentes.

Comentários:

O enunciado da questão representa uma situação em que deve ser feita uma provisão (no passivo) para cobrir gastos certos ou de grande possibilidade de ocorrência. Essas provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.

Contingência é uma condição ou situação cujo resultado final, favorável ou desfavorável, depende de eventos futuros incertos. A reserva de contingência, dessa forma, é formada pela destinação de parte do lucro líquido com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado. Esse não é o caso da questão.

Gabarito: E. Entendo que o gabarito preliminar está correto.

122 A aplicação do método da amostragem é, em geral, recomendada nos trabalhos de auditoria, exceto no caso de a população e a amostra serem muito pequenas, no de a população ser grande e suas características serem de difícil mensuração ou no de não haver necessidade de alta precisão.

Comentários:

A aplicação do método de amostragem encontra algumas limitações, situações em que sua aplicação não compensa o custo x benefício. Se a população e a amostra forem pequenas, de fato, um exame de 100% pode ser apropriado. Contudo, no caso de a população ser grande e suas características serem de difícil mensuração ou no caso de não haver necessidade de alta precisão a amostragem é recomendada.

Gabarito: E. Entendo que o gabarito preliminar está correto.

123 Em uma entrevista, podem-se classificar as questões de auditoria em vários tipos. Uma questão do tipo exploratório, por exemplo, é formulada com vistas a esclarecer desvios em relação ao desempenho padrão ou ao estabelecido como meta. Por meio desse tipo de questão, pode-se, por exemplo, indagar do responsável por um programa das empresas fiscalizadas pelo MTE por que razão um percentual muito baixo de empresas teria sofrido autuação e por que a maior parte das autuações não teria apresentado nenhum resultado prático.

Comentários:

Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU as Questões exploratórias são aquelas destinadas a explicar eventos específicos, esclarecer os desvios em relação ao desempenho padrão ou as razões de ocorrência de um determinado resultado. São perguntas do tipo: “Quais os principais fatores que respondem pela crise do sistema de transporte aéreo?”; “Que fatores explicam o aumento expressivo nos gastos com pagamento dos benefícios de auxílio-doença ao longo da última década?”.

Gabarito: C. Entendo que o gabarito preliminar está correto.

124 Os testes de aderência ou observância, cujo objetivo é identificar a existência, a efetividade e a continuidade dos controles internos, consistem em um conjunto de procedimentos de auditoria destinado a confirmar se as funções críticas de controle interno estão sendo efetivamente executadas.

Comentários:

Os testes de aderência ou de observância (testes de controle, nas novas normas de auditoria) tem o objetivo de avaliar os controles internos estabelecidos. Entendo que o gabarito preliminar está correto.

Gabarito: C. Entendo que o gabarito preliminar está correto.

Um grande abraço a todos e boa sorte.

Fernando.


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: