Prof. Fernando Mesquita

03/09/2013 | 09:20
Compartilhar

Acreditar não é opcional

Então, após uma breve ausência, cá estou novamente. Muito aconteceu nesse meio tempo, e vamos discutindo esses pontos no meio do caminho.


Para podermos balizar nossa discussão do dia, peço sua rápida contribuição na enquete abaixo:
 


 

O livro - O Sucesso de A a Z está pronto, completo e bonitão, sendo avaliado pela editora neste momento. Isso, claro, não significa que vá ser aceito nem publicado por ela. Mas se tiveram o interesse de ver o material pronto já é um bom sinal.
 

Em um desses novos artigos (inéditos no livro), falo sobre acreditar. Falo, a um certo momento, que "acreditar que é possível, para o concursando sério, mais do que uma opção, é uma necessidade". Muitas pessoas não reconhecem a força que isso - acreditar - tem.
 

Toda vitória começa primeiro na sua cabeça. Seu cérebro é o músculo mais forte do seu corpo. É ele que te faz parar ou continuar, desistir ou persistir, vencer ou perder. Começar com a atitude certa te ajuda a encarar os desafios com o enquadramento mental certo. É a diferença entre "depois eu volto nesse conteúdo" e "esquece, nunca vou aprender".
 

Então, se você não acredita (no seu potencial, na sua capacidade, na possibilidade de ser aprovado), já está um passo atrás de quem sabe menos mas acredita mais.
 

Mas Fernando, como eu faço para acreditar?
 

Aprendi a andar de bicicleta sozinho aos 15 anos. No dia em que decidi aprender, claro, não consegui ficar montado mais do que 3 segundos. Voltando para casa abatido (empurrando aquele pedaço de metal até então inútil), contei para meu pai o fracasso que fora a experiência. Ele olhou para minha situação, respirou fundo (com cara de suspense) e disse: "um bilhão só de chineses andam de bicicleta todos os dias. Outras tantas pessoas menos inteligentes, menos capazes, menos esforçadas e menos coordenadas do que você andam de bicicleta todos os dias. Pessoas mais velhas e mais novas do que você também. Você não vai deixar o dia de hoje te impedir."
 

Às vezes é mais fácil pensar nos 11 milhões de pessoas que vão fazer concursos todos os anos sem passar. Mas é sua escolha pensar que outras 100.000 pessoas são aprovadas para os mais diversos cargos. Parafraseando meu pai, com certeza muitas vezes pessoas "menos inteligentes, menos preparadas e menos espertas" do que você são aprovadas. Você não vai deixar os pequenos percalços do dia a dia te impedirem. O desafio se torna bem menor quando você acredita que é possível.
 

Use o que conversamos aqui ao longo dos últimos meses. Prepare-se, adquira resistência, faça exercícios e acredite. Mantendo-se no caminho certo, o resultado certamente chegará.
 

Sucesso e bons estudos.
 

Fernando Mesquita

Comentários

  • 03/09/2013 - Andrei Costa
    Obrigado, mais um bom texto para se ler após um dia de muito trabalho graça a Deus. Decidi vou reler os textos de Z a A. OK!
    Um abraço professor!
  • 03/09/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Andrei, vale a pena uma lida periódica. Também passo por eles de vez em quando. =D Obrigado pelo comentário. Abraço,
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: