Prof. Bruno Fracalossi

29/08/2013 | 08:29
Compartilhar

Os 5 maiores desafios de um concurseiro!

Olá pessoal, tudo bem?

 

O título do meu artigo de hoje se baseia em um best-seller da área de liderança empresarial.

Faço uma pequena adaptação ao mundo dos concursos, que não deixa de ter as mesmas prerrogativas para se alcançar o sucesso desejado.

As características abaixo representam os cinco desafios que todos os líderes devem superar para conquistar as melhores posições dentro de uma empresa. Com os concurseiros não é diferente. Os problemas abaixo são comuns na vida de qualquer estudante para concursos, e comigo não foi diferente.

Às vezes, o que separa a aprovação da reprovação é uma linha muito tênue. Infelizmente, não basta somente estudar, se não todo mundo passaria!

Como são poucas vagas e muitos candidatos, a sua preparação tem quer ser elevada a um nível de profissionalismo e dedicação comparada a de muitos atletas de ponta.

Você tem que se tornar um atleta de ponta dos concursos.

Os pontos abaixo representam as principais deficiências que devem ser superadas a qualquer custo rumo ao sucesso.

São elas:


1º - A falta de confiança


Esse é um grande problema! O maior deles! Por isso ele está em primeiro lugar na nossa lista!

Esse quebra qualquer um no meio! Devasta pessoas capazes, que acabam se autosabotando!

Se o concurseiro não possuir autoconfiança, e acreditar em si mesmo, esse problema pode se tornar uma boa de neve. Eu digo isso porque à cada reprovação, essa bola aumenta cada vez mais, a ponto de fazer um concurseiro até mesmo desistir, mesmo quando ele está muito próximo de ser aprovado.

Como superar isso?

Acreditando em si mesmo!

Pense que você é capaz! Todos nós somos!

É lógico que existem as pessoas que são um ponto fora da curva. Essas pessoas passarão em todos os concursos que prestarem. Em todos os concursos existirão essas pessoas, mas não se preocupe com elas. As primeiras vagas serão delas, mas as outras serão das pessoas normais, como eu e como você, que estão no dia certo e na hora certa.

Sua hora vai chegar! Mantenha-se firme, acredite em si mesmo!

Eu já sofri várias derrotas na vida, e também reprovações em vários concursos. O meu diferencial, porém, é que eu nunca fiquei sofrendo com isso mais do que dois dias. É lógico que a tristeza vem quando não conseguimos conquistar aquilo que tanto desejávamos. Mas você tem que colocar na cabeça que todos os nossos sofrimentos valem para o nosso desenvolvimento pessoal.

Todos os nossos reveses podem nos proporcionar melhoria futuras e correção nos nossos erros e nos nossos rumos. Isso parece um velho clichê, mas não é! É verdade, e eu afirmo por experiência própria!

Sugiro que você liste todas as suas grandes conquistas em uma folha de papel. Anote todas elas. Aquelas que você nunca achou que conseguiria realizar: um troféu no colégio, uma prova de vestibular, uma promoção na empresa em que trabalha ou até mesmo aprovações anteriores em concursos. Tire xerox dessas conquistas e cole-as pela sua casa. Quando você estiver sem confiança em si mesmo, leia sobre aquilo que você já realizou, e que nunca achou que conseguiria. Isso mostra como você é capaz, e que vai superar mais um desafio em sua vida!

Outra técnica que você pode realizar para acreditar que pode conquistar tudo aquilo que desejar é elaborar uma proposta muito incomum e extraordinária, que você nunca achou que faria, e FAZÊ-LA! Pode ser qualquer coisa: dançar no meio da rua, fazer um pequeno discurso dentro de um ônibus, sei lá, qualquer coisa que te mostre como você é capaz de superar barreiras e desafios, e realizar tudo aquilo que quiser em sua vida!

O ser humano pode sim realizar tudo aquilo que ele desejar. Basta que seja de coração!!!


2º - A falta de compromisso


Para mim, essa é a característica principal em um postulante a uma vaga no serviço público.

Tanto é que eu sempre cobro muito o compromisso em minhas turmas de Coaching. Na própria aula demonstrativa do nosso projeto, eu já peço que as pessoas que não estão dispostas a se compromissarem comigo nem se matriculem, pois não terão futuro.

Compromisso é tudo na vida!

Ele deve estar presente até nas pequenas coisas. Até com o horário de passeio do seu cachorro há que se ter compromisso. Acostume a levar o bichinho para passear em um determinado horário todos os dias para ele poder fazer as necessidades dele, e veja se ele não vai te cobrar no dia em que você estiver com preguiça?

Todos nós gostamos do comprometimento das outras pessoas conosco, não é mesmo?

Dessa forma, por que você não se comprometeria em cumprir aquilo que é necessário para passar em um concurso?

Estabeleça metas para si mesmo, e cumpre-as. Se você tem dificuldade com metas de longo prazo, estipule metas pontuais a serem cumpridas mais rapidamente.

Liste-as em um caderno e vá tickando-as quando elas forem superadas.

Comece com metas menores. Se você tem dificuldades de cumprir uma agenda de estudo, estipule uma meta de estudar duas horas por dia durante as próximas quatro semanas.

Uma boa técnica é a do autopresente. Ela funciona assim: após conseguir cumprir essa meta, dê um presente a si mesmo. Pode ser uma caixa de bombom, um jantar com a esposa, uma cerveja gelada, qualquer coisa. Eu sempre me dava uma caixa de chocolate Bis, rsss! Isso serve para te motivar. A partir de metas maiores, se dê presentes melhores. Vai chegar um momento em que o seu presente será aquilo que mais deseja: a aprovação no concurso dos sonhos.


3º - A falta de foco


O foco é tudo. Ele te motiva, te dá ânimo para seguir em frente e não desviar o caminho e as metas traçadas.

Por isso o foco deve ser total na aprovação!

O motivo de você estudar não pode ser porque está sem emprego, ou porque está precisando de dinheiro, ou porque não sabe o que quer da vida!

Para ter a motivação necessária, o foco deve estar totalmente no fato de conseguir uma vaga no serviço público. Não somente porque você precisa, mas porque você quer muito isso!

Você entrou nessa vida para não sair mais. Não há volta depois que você mergulha nos estudos para concursos! Depois de certo tempo estudando, o prejuízo de se abandonar o barco às vezes se torna muito maior do que se permanecer nele até passar!

Tenha foco no concurso público, e só nele, ok? E siga com esse foco até atingir o objetivo traçado!

Você tem o foco direcionado e total para o serviço público?

Excelente!

Agora, estabeleça o foco em uma área que você mais se identifica, e permaneça nela até passar, tudo bem?

Não fique atirando para todos os lados. Para passar em concursos, há que se acumular conhecimento, e se você ficar mudando de matérias o tempo todo, nunca chegará ao nível certo para ser aprovado.

Então, foque em uma área e siga nela até atingir o objetivo.

As principais áreas são:

Área Fiscal - Auditor e Analista da RFB, AFT, Fiscos estaduais e municipais.

Área de Controle - CGU, TCU e TC´s.

Área de Gestão - APO, EPPGG, STN, MDIC, IPEA.

Área Econômica - SUSEP, CVM, BACEN.

Área Policial - Polícia Federal, Abin, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis.

Área de Tribunais – Todos os tribunais superiores, regionais, e ministérios públicos.

Área Legislativa – Senado, Câmaras e Assembléias Legislativas.

Área Bancária – CEF, BB, BRB.


4º - O medo de conflitos

 

A vida é dura, difícil, ingrata às vezes!

Para vencer na vida, há que se superar barreiras, há que se adaptar às constantes mudanças! E essas barreiras e mudanças aparecerão e deverão ser superadas em todas as suas vertentes: pessoal, profissional, social, psicológica, amorosa etc.

Os conflitos ocorrerão constantemente em sua vida. Doença, falta de dinheiro, desentendimentos profissional e familiar, traição, e até mesmo a morte.

A vida é feita de desafios e os conflitos são inerentes a ela.

Charles Darwin, o famoso teórico da evolução das espécies disse a seguinte frase: “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”.

Isso pode ser aplicado ao nosso mundo de estudante para concursos. Aqueles que tiverem resiliência para superar mais rápido as situações de conflitos, e que conseguirem se adaptar mais rapidamente às mudanças que aparecem em suas vidas, e nos próprios concurso, sairão vencedores.

Um exemplo concreto é a mudança constante de matérias nos certames, as mudanças da forma de cobrar o conteúdo, de banca, a inclusão de provas de títulos etc. Tudo isso gera conflito, desconfiança! Você tem que se adaptar. Não mudou só para você! Mudou para todo mundo, ok?

O medo da reprovação também tem que ser superado! Qual é o problema de ser reprovado? O que de ruim vai acontecer com você se você não passar no próximo concurso? Ué, nada demais! É só continuar estudando, que a sua hora vai chegar! Sempre chega, pode ter certeza disso! Não seja imediatista demais! Tudo acontece no tempo certo!

Ou seja, se você foi reprovado em um concurso anterior, ou não tem dinheiro para comprar aquele livro ou para fazer aquele cursinho que queria, ou tem que trabalhar o dia todo e pegar ônibus lotado para voltar para casa? Não importa! A vida não terá dó de você, e isso é fato!

Supere os obstáculos, se adapte à situação e tente tirar proveito e ensinamento dela, ok?

Os conflitos nos tornam pessoas melhores e sempre nos dão aprendizado para a nossa vida!


5º - A fuga de responsabilidades


Aqui, temos a junção de todos os outros desafios. Assim como o compromisso, a responsabilidade é uma característica essencial para qualquer área profissional.

Ela que te dá a sua credibilidade! Ela que define a sua postura pessoal e profissional!

Você contrataria uma pessoa sem responsabilidade para tomar conta do seu filho ou para cuidar da sua saúde? Com certeza que não!

Então por que você não teria que ter responsabilidade para estudar? Para fazer aquilo que tem ser feito?

Assuma a sua responsabilidade, que é estudar, e muito! Com foco, dedicação, disciplina, garra e comprometimento!

Não fuja daquilo que tem que ser feito!

A hora é agora! Então faça!



É isso aí, meus amigos!

Quem achar que precisa de uma ajuda para conseguir abarcar as características acima, ou até mesmo achar que precisa de um upgrade nas técnicas de preparação, eu ofereço um dos meus Coachings para concursos! Já treinei quase 200 alunos, e os resultados são muito bons.

As vagas são limitadas, tudo bem?

Seguem as apresentações dos projetos:

Coaching Básico – Turma 04

Coaching para AFC/CGU

Coaching para ACE/MDIC

Coaching para ATRFB

Coaching para APO/MPOG


Um abraço!

Prof. Bruno Fracalossi


www.facebook.com/bruno.fracalossipaes

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br



 



 



 



 



 



 


Comentários

  • 04/09/2013 - rodrigo
    professor, o edital da AGU saiu, fiquei na duvida se o estagio que agente faz no curso de direito, a prática civil, pratica trabalhista, assistindo audiencias e tal, serve p o agu, grato!!!
  • 02/09/2013 - Nadege Souza
    Hahaha tem razão quanto ao cachorro. Os meus chegam a chorar olhando para as coleiras. Mas toda vez que leio um artigo de ajuda escrito por vocês - maravilhosos professores, eu me emociono. Chorei com o seu artigo. Estou passando por um momento muito difícil, e é igualmente difícil botar a cabeça no lugar para estudar. Mas eu sou teimosa, eu vou conseguir!!!
  • 01/09/2013 - CARLA SOUSA DA SILVA
    Excelente texto professor, valeu a pena esses minutinhos lendo este artigo , gerou uma tranquilidade em persistir e focar, sabendo que realmente a vida tem um tempo para cada pessoa. Obrigada por suas palavras.

    abraços
  • 31/08/2013 - antonio
    ola, professor!
    alguma novidade de novo concurso para AFC/ CGU?

    abraços
  • 31/08/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá meu amigo, tudo bem?
    Só em 2015, ok? Um abraço.
  • 30/08/2013 - rodrigo
    professor, o edital da AGU saiu, fiquei na duvida se o estagio que agente faz no curso de direito, a prática civil, pratica trabalhista, assistindo audiencias e tal, serve p o agu, grato!!!
  • 30/08/2013 - Luis Carlos
    Olá Professor!
    Leio constantemente os seus artigos e são de grande valia para mim. Você já deu muitas dicas, mas não vi nenhuma para superar o sono nesta reta final pós-edital, pois esta sendo difícil cada vez mais supera-lo. Obrigado!
  • 30/08/2013 - FERNANDO MAEDA
    Excelente artigo, Bruno! Louvável a sua ajuda àqueles que almejam a aprovação em um concurso público. Um abraço.
  • 30/08/2013 - Marco Antonio Fonsec
    A parte do cachorro é a mais verdadeira.
    Agora o difícil é aguentar o cachorro chorando pra passear na hora em que você esta estudando!
  • 29/08/2013 - Huelisson Amancio
    Excelente artigo, professor !
    São aspectos que realmente devem ser observados por todos aqueles que estão nesta batalha !!
    Parabéns !!
  • 29/08/2013 - emerson
    Muito bom professor ! diante de tantas informações e opções fica até difícil determinar um foco. Demorei muito para enteder isso ...
  • 29/08/2013 - kenio tavares
    professor me tire uma duvida por favor, saiu o edital do concurso da AGU, eu acabei de me formar, fiz 1 ano de estagio no TJPE, e passei na oab e acabei de pegar a carteirinha da oab. porem no concurso do AGU diz o seguinte:

    3.9 Ter dois anos de prática forense, nos termos da Lei nº 12.269/2010 e do artigo 8º da Instrução
    Normativa/AGU nº 1, de 15 de janeiro de 2010 a serem comprovados no momento da inscrição definitiva.

    o que seria essa inscrição definitiva, posso ainda nesse finalzinho assinar 5 peças e completar meus 2 anos???grato!!!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: