Prof. Claudia Kozlowski

28/08/2013 | 23:39
Compartilhar

ESAF - PECFAZ / 2013 - RECURSO

Olá, meu povo,

Hoje o recado é aos que fizeram o concurso público para provimento de cargos de nível superior do Ministério da Fazenda (PECFAZ), PROVA GABARITO 2 (Somente essa prova - as demais estão com o gabarito correto).

A questão 52 busca a opção com ERRO GRAMATICAL, mas, na prova-gabarito2, o gabarito preliminar está incorreto, indicando como resposta a opção C.

Nas demais provas (gabaritos 1, 3 e 4), a resposta foi opção B (item 2) que, sem dúvida, apresenta erro na grafia de REIVINDICAR (sem o "n" após o primeiro "i", como a banca indicou no texto).

Na opção C (item 3), pode haver crase ou não, a depender de o termo regido estar ou não acompanhado de artigo definido feminino. Notem que o termo regido é "cobrança de impostos". Essa estrutura poderia ter sido usada de forma vaga, indefinida - vejamos como ficaria na posição de SUJEITO: "Cobrança de impostos é a principal fonte de renda de muitos municípios brasileiros.". Transpondo essa estrutura para a posição de termo regido, mesmo que o termo regente exigisse a preposição "a", não ocorreria crase (contração da preposição "a" com outro "a"). Também seria possível o emprego do artigo antes desse termo regido ("A cobrança de impostos requer a prévia lavratura de um auto de infração ou emissão de uma notificação de lançamento."), caso em que devemos empregar o acento grave. Na construção do texto, o termo regente é o adjetivo "SUJEITA", que exige a preposição "A"; o termo regido é "COBRANÇA", que aceita o artigo definido feminino (SUJEITA A + A COBRANÇA = SUJEITA À COBRANÇA) ou não (SUJEITA A + COBRANÇA = SUJEITA A COBRANÇA).

Como, no item 3 (opção C), o emprego do artigo definido é facultativo (a depender do sentido), não podemos afirmar que a estrutura apresentada pelo examinador estaria ERRADA. No entanto, não há dúvida alguma acerca do erro ortográfico no registro de "REINVINDICAM", o que nos leva a requerer a alteração do gabarito da questão 52 da prova-gabarito 2, de C para B, o que se coaduna com a resposta apresentada nas provas dos demais gabaritos.

Fica a sugestão. Boa sorte aos que merecem esse ponto!

Ainda não consegui acabar de ver toda a prova, por isso, caso alguém tenha alguma dúvida em relação a outra questão, peço que envie mensagem para claudiadoponto@gmail.com ou claudia@pontodosconcursos.com.br.

Aproveito para informar que, em breve, serão relançados alguns cursos por mim ministrados aqui no Ponto - CURSO REGULAR TEÓRICO, recomendado aos que precisam de uma boa base em Língua Portuguesa para qualquer concurso público (para qualquer banca, para qualquer nível ...rs...) e CURSO DE EXERCÍCIOS ESAF, oportunidade em que veremos questões de prova dessa banca, inclusive de certames recentes, como esse do PECFAZ e MPOG/EPPGG.

Não percam essa oportunidade!

Por fim, impressionante a quantidade de concursos recentemente lançados pelo Cespe/UnB, não é mesmo? Só de uma tacada, tivemos TCU, BACEN, PC/DF e tantos outros que nem dou conta de lembrar. Então, se a preocupação for Língua Portuguesa, vocês podem contar com o meu querido "Questões Comentadas - Cespe - Português", da Editora Método.

Só o que não pode é ficar sem estudar, viu? Sigam-me no Facebook e acompanhem as publicações, comentários, promoções e desafios, inclusive com a chance de ganhar um livro autografado!!!

Grande abraço.


Comentários

  • 30/08/2013 - Pamela
    Professora, o gabarito preliminar da prova gabarito 2 e letra B e nao letra C como vc diz. Ou seja, nao cabe recurso, está correto como os outros.
  • 01/09/2013 - Prof Claudia Kozlowski
    Felizmente, parece que alteraram o gabarito. Melhor assim, não é mesmo? Abraço.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: