Prof. Albert Iglésia

27/08/2013 | 17:54
Compartilhar

Lições de Concordância Verbal

Olá, prezado leitor!

Recentemente, uma aluna me enviou uma questão da prova para ANALISTA DE PROCESSOS da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS elaborada pelo CETRO em 2012. Veja:

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
(A) Mais de um reivindicaram seus direitos durante a palestra.
(B) Dançar e cantar fazem parte dos seus hobbies preferidos.
(C) Haviam crônicas interessantes naqueles livros.
(D) Agressividade e combatividade dominava suas atitudes nos últimos dias.

A banca examinadora requereu conhecimentos de concordância verbal, um assunto bastante explorado nos mais diversos concursos e cheio de regrinhas. Nossa amiga teve dúvida a respeito do gabarito (letra D) e solicitou minha ajuda.

Quero compartilhar com você algumas explicações apresentadas a ela.

A) A expressão mais de um mantém o verbo no singular, mesmo contrariando a lógica do nosso pensamento. Caso ela seja repetida ou indique reciprocidade, o verbo irá para o plural. Exemplos: Mais de uma flor e mais de uma árvore foram arrancadas. Mais de um casal se agrediram.

B) Quando o sujeito composto é indicado por verbos no infinitivo, o verbo que concorda com esse sujeito se mantém no singular. Caso os infinitivos sejam antônimos ou estejam determinados, o verbo se flexionará no plural. Exemplos: Cair e levantar fazem parte da vida de qualquer pessoa. O dançar e o cantar fazem parte dos...

C) Com sentido de existir, o verbo haver é impessoal e se mantém na terceira pessoa do singular. Exemplo: Havia crônicas interessantes naqueles livros. Detalhe: o termo "crônicas" funciona como objeto direto, e não como sujeito. 

D) Quando os termos que compõem o sujeito são sinônimos, o verbo pode ser mantido no singular, como foi apresentado na prova.

O gabarito divulgado, portanto, está correto: letra D.

Abraços e até a próxima dica!


Comentários

  • 29/08/2013 - NADIA
    Ótimas dicas! Obg
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: