Prof. Fernando Mesquita

23/08/2013 | 00:25
Compartilhar

O Sucesso de A a Z - [Y] <b>Y</b>es, We Can!



Embora existam mais partidos, a disputa eleitoral norte-americana é bastante polarizada: de um lado, os democratas, do outro os republicanos.

 

Não vou me alongar aqui discutindo os pormenores das propostas de cada grupo. Nosso objetivo hoje é fazer um paralelo com a mensagem do presidente reeleito Barack Obama e sua influência no mundo dos concursos públicos.

 

Ele venceu a disputa presidencial com uma mensagem relacionada ao público - mostrando que era possível conseguir aquilo que se queria, que era possível reconstruir um país abalado pela crise financeira e melhorar a educação, a saúde, a segurança, a previdência social. Sua mensagem era "Sim, nós podemos".

 

Repare que, ao longo de nossa série, resisti imensamente à tentação de escrever algo que fosse puramente emocional (com uns escorregões aqui e ali) e tentei ser objetivo e oferecer algumas saídas e reflexões. Não é o caso hoje.

 

Não é o caso hoje porque é dia de falar do que vejo - vejo uma mudança. Uma mudança que talvez não existisse 5, 10, 20 anos atrás. Hoje, as pessoas buscam o serviço público acreditando que podem contribuir e que podem se realizar. O que antes era apenas utopia, hoje é realidade.

 

Nós podemos fazer o serviço público melhor. E nós podemos ser os novos aprovados. Pode não ser hoje, nem nesse semestre, mas quando o estudo tornar-se um prazer em vez de um martírio, uma satisfação em vez de um problema, nós estaremos cada vez mais perto.

 

Sim, nós podemos transformar nossas vidas, a de nossos filhos e de nossos conhecidos. Seja pela remuneração digna, pelo respeito ao serviço público, pela manifestação de vontade - não necessidade - de fazer parte na nova realidade do país.

 

Sim, nós podemos alterar nossa própria realidade - porque somos nós que a construímos, a cada dia, com nossas atitudes, nossas crenças e a mudança que elas trazem.

 

Sim, nós podemos vencer nossos medos e nos tornar pessoas melhores, mais confiantes e mais consistentes, buscando os melhores resultados que pudermos obter.

 

Sim, nós podemos nos superar - e construir nosso futuro sem temer nosso passado, podemos acreditar que o dia de amanhã será melhor, mais produtivo e mais completo do que o de ontem.

 

Sim, nós podemos aprender mais e melhor, se assim decidirmos que será e nos comprometermos de corpo e alma com essa mudança, que será diária e incansável.

 

Sim, nós podemos lutar contra os fantasmas do passado e os anseios do futuro, vivendo apenas o hoje, com todas as suas dificuldades e alegrias - que certamente nos levarão um degrau mais perto de nossos sonhos.

 

Sim, nós podemos acreditar que a aprovação é possível, independente de credo, raça, cor, classe social - porque trabalharemos para ela e a aprovação vem para aqueles que trabalham de forma inteligente, não para aqueles que a têm prometida.

 

Se você tem um sonho, corra atrás dele, persiga-o, seja mais esperto do que ele, para que seja possível agarrá-lo no momento certo e aprender suas artimanhas. Após a primeira aprovação, tudo fica mais fácil, porque ela é um sinalizador - "Se você chegou até aqui, o caminho para as próximas [aprovações] é um caminho em linha [bem] mais ou menos reta". Obstáculos existirão e você provavelmente vai falhar de novo - mas sabe que a estrada é essa.

 

Sim, nós podemos. E, mais do que isso, nós vamos. Estamos caminhando todos na direção da aprovação, daquela aprovação que queremos, a definitiva, aquela em que faremos diferença de verdade - positivamente. 

 

E sim, faremos nosso melhor - porque é isso que se espera do servidor público e serei assim desde já.

 

Sucesso e bons estudos. Amanhã, nosso encerramento. Não perca o coquetel de despedida =D.

 

Fernando Mesquita

Coach | Ponto dos Concursos

fernando.mesquita@pontodosconcursos.com.br

 

Este artigo faz parte do grupo "Sucesso de A a Z", meu compromisso estabelecido com a grande comunidade do ponto em 29/07/2013. Um artigo por dia, cada um com uma letra do alfabeto no título. Sugestões? Comentários? Ansiedades? Deixei seu recado e faça parte de nossa crescente comunidade.

Comentários

  • 23/08/2013 - Emirene Freitas
    Professor, este texto além de motivador é bastante reflexivo. Sim, podemos mudar, sim. Façamos o melhor, com dedicação, perseverança e atitude! Obrigada por nos incentivar com seus textos.
  • 26/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Emirene, tenho certeza de que podemos mudar. Fazemos isso todos os dias - mesmo que não percebamos. Fique firme na luta e sucesso.
  • 23/08/2013 - Daniel Souza Salim
    Professor Fernando, obrigado por mais um texto de excelente qualidade! Graças a Deus e aos estudos, consegui a aprovação e só estou esperando a nomeação para começar a cuidar do "meu metro quadrado" e contribuir para um serviço público efetivo! Abraço
  • 26/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Fala, Daniel, tudo bem? Que beleza! Meus parabéns. Espero que você consiga contribuir com uma melhoria desse nosso serviço público. Desejo muito sucesso na sua carreira e espero que consiga se realizar. Abraço e obrigado pelo comentário.
  • 23/08/2013 - Nubia
    Isso me lembra a final da Libertadores com o Clube Atlético Mineiro. O time havia perdido de 2 a 0 fora de casa e, para ser campeão, teria que fazer no mínimo dois gols em casa. A frase de todo atleticano, que lotou o Mineirão, foi: Yes, we CAM! Com o trocadilho can e CAM. Depois que o Galo foi campeão de revés, EU ACREDITO mais nas coisas!
    Mais um excelente artigo seu, professor!
  • 26/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Núbia. Boa. A torcida do Galo sempre foi criativa =D. Acredite. Escrevi um artigo ontem (para o livro) que diz exatamente que acreditar não é opcional para quem quer ser aprovado - é uma obrigação. Obrigado por comentar e sucesso.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: