Prof. Marlos Ferreira

16/08/2013 | 17:44
Compartilhar

Olá, amigos do Ponto e, em especial, os candidatos ao concurso do BACEN 2013 - Analista,

Olá, amigos do Ponto e, em especial, os candidatos ao concurso do BACEN 2013 – Analista,

Venho hoje informar que o edital de Economia para a área geral de conhecimentos básicos a que todos os candidatos estão sujeitos não trouxe nenhuma surpresa, a não ser (e que já era de se esperar) o conhecimento do tópico de crises financeiras internacionais a partir de 2007 (provavelmente, crise dos mercados subprime dos EUA em 2008, crise européia (até hoje) e os reflexos e contágio nas economias em desenvolvimento, especialmente, a brasileira. São 50 itens estilo Certo e Errado com sete matérias solicitadas. Dessa forma, acredito em aproximadamente 8 ou 9 assertivas de Macro, Micro e Brasileira.

Seguem abaixo os tópicos de Economia e minha contribuição com o livro que começará a ser vendido no final de agosto nas livrarias e sites especializados: Economia em questões comentadas do CESPE-UNB – Marlos Vargas – Ed. Campus (515 assertivas de Macro, Micro e Brasileira comentadas).

ECONOMIA: I MACROECONOMIA: 1 Contas nacionais; agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário; balanço de pagamentos. 2 Principais modelos macroeconômicos: modelo clássico, modelo keynesiano, política anticíclica de curto prazo. 3 A economia no longo prazo: produto potencial e produto efetivo. 4 Crescimento econômico. Poupança, investimento e o papel do sistema financeiro. 5 Objetivos e instrumentos de política monetária, regime de metas para a inflação. 6 Política fiscal e seus instrumentos. 7 Modelos de determinação da renda em economias fechada e aberta. 8 Regimes cambiais e taxa de câmbio de equilíbrio. Termos de troca. 9 Curva de Phillips, expectativas racionais e inflação. I MICROECONOMIA: 1 Teoria do consumidor. 2 Teoria da firma. 3 Estrutura de mercado e formação de preço, análise de concentração. III ECONOMIA BRASILEIRA: 1 Tópicos de economia brasileira. 1.1 II PND. 1.2 A crise da dívida externa na década de 1980. 1.3 Planos heterodoxos de estabilização. 1.4 O Plano Real e a economia brasileira pós-estabilização. IV ECONOMIA INTERNACIONAL: 1 Crises financeiras internacionais a partir de 2007.

Para os candidatos da área específica de Política Econômica e Monetária, a cobrança é ainda maior com 70 assertivas C ou E além de provas discursivas dos temas com um estudo de caso e duas questões!

 

Bons estudos e boa sorte!

Marlos

marlos@pontodosconcursos.com.br


Comentários

  • 31/08/2013 - Fabio
    Olá Professor!

    Ocorreu algum atraso no seu livro? No site da Campus não está mais disponível e eu não encontro em nenhuma livraria.

    Abraços!
  • 13/09/2013 - Prof Marlos Ferreira
    Já saiu pela editora campus.
  • 03/09/2013 - Prof Marlos Ferreira
    Saiu hoje a disponibilidade para venda pelo site www.elsevier.com.br ao preço de R$ 49,90 com frete grátis. Bons estudos!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: