Prof. Francisco Mariotti

16/08/2013 | 11:29
Compartilhar

EDITAL - BACEN ANALISTA E TÉCNICO

Olá, Pessoal!



Escrevo para ressaltar (até porque concurseiro de plantão sabe disso) que foi pubilicado o edital do concurso para Analista e Técnico do BACEN.



São 400 vagas para Analista e 100 vagas para Técnico.



Como já se sabia a banca é o CESPE, mas a novidade é o tipo de questão. Enquanto que no concurso para Procurador as questões serão de múltiplia escolha, neste concurso as questões serão de CERTO ou ERRADO, seguindo o padrão CESPE que, na minha humilde opinião, muito embora possa tornar a prova mais difícil, pode ser, também, mais fácil. Afirmações (estilo CESPE), em especial em economia, muitas vezes evitam com que sejam feitas contas e mais contas...



Com relação ao concurso de Analista, em que posso opinar um pouquinho mais, faço alguns comentário rápidos relativos à prova de conhecimentos gerais. A primeira novidade ficou por conta da mudança de identificação das áreas. A área relacionada à tecnologia da informação (concurso de 2009) foi subdividida em duas. A antiga área 2 (concurso de 2009) virou área 3 e a antiga área 3 virou, agora, área 4. As antigas áreas 4, 5 e 6 foram condensadas nas áreas 5 e 6.



No que se refere à prova de conhecimentos gerais, aponto as seguintes mudanças:



1. Direito Administrativo será cobrado, para área 6, na prova de conhecimentos específicos;



2. A matéria de Sistema Financeiro Nacional agora inclui o Sistema de Pagamentos Brasileiro (item 7 e subitens);



3. Economia não será cobrada, para a área 3, na prova de conhecimentos gerais, visto que será cobrada de forma mais analítica na prova de conhecimentos específicos;



4. Na parte de Microeconomia, dentro da matéria de Economia (conhecimentos gerais), retiraram Teoria dos Jogos; e



5. Na parte de Economia Brasileira foi adicionada Economia Internacional, mas não contexto histórico, ou seja, poderão ser cobradas apenas informações relativas à crise financeira, e não relativas aos modelos de comércio internacional, etc..



Em suma, tenho a opinião de que este concurso será mais bem estruturado do que o anterior, a começar pela menor incidência de erros na estruturação do próprio edital.



Bem, fico por aqui. Tendo oportunidade, retorno com comentários relativos às provas de conhecimentos específicos.



Fico à disposição através do e-mail franciscomariotti@pontodosconcursos.com.br.



Um abraço e bons estudos a todos (as) vocês,



Um abraço,



Mariotti


Comentários

  • 17/08/2013 - marcos henrique
    Professor, embora o edital tenha indicado vagas apenas para algumas capitais, em quais dessas áreas de Analista é possível atuar em Curitiba depois de um tempo? Existem profissionais de todas as áreas naquela capital?
  • 17/08/2013 - Prof Francisco Mariotti
    Olá, Marcos!
    Todas as áreas de abrem esta possibilidade. A menos provável, acredito eu, é a área 3. Vá em frente, pois posso dizer por experiência própria que o BACEN é um ótimo local de trabalho, independente de onde você tomará posse e entrará em exercício. Um abraço, Mariotti
  • 17/08/2013 - Prof Francisco Mariotti
    Olá, Marcos!
    Todas as áreas de abrem esta possibilidade. A menos provável, acredito eu, é a área 3. Vá em frente, pois posso dizer por experiência própria que o BACEN é um ótimo local de trabalho, independente de onde você tomará posse e entrará em exercício. Um abraço, Mariotti
  • 17/08/2013 - Thiago
    Boa noite professor, pelas apostilas do ponto dá para aprender economia (micro e macro)? Nunca estudei economia e farei para área 6.
  • 17/08/2013 - Prof Francisco Mariotti
    Olá, Thiago!

    Claro que sim! Procure dar uma lida nas aulas demonstrativas dos cursos. Desta forma você poderá analisar cada um dos cursos oferecidos, por cada professor e então fazer um julgamento!
    Fico à sua disposição (franciscomariotti@pontodosconcursos.com.br). Um abraço, Mariotti
  • 16/08/2013 - Barbara
    Oi professor! Com relação à área de economia, o senhor poderia nos ajudar na análise do novo edital? Creio que COSIF, por exemplo, saiu do edital para a atual área 3... Vi várias alterações no edital, mas estou tentando identificar as mais relevantes! Aproveito para dizer que gosto muito do trabalho do senhor! Parabéns! Sds!
  • 16/08/2013 - Prof Francisco Mariotti
    Oi, Bárbara.
    Sim, a matéria de COSIF não será cobrada para a área 3. A matéria de operações bancárias tem outro escopo que, na minha opinião, inclusive é bem mais tranquila de ser estudada. Pode festejar neste sentido.
    Ocorreram pequenas mudanças em Macro, Micro e Finanças, mas nada relevante. O que talvez possa ser um pouco mais explorado são os temas relativos a LRF, que nada estava presente no edital anterior.

    Um abraço, Mariotti
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: