Prof. Marlos Ferreira

13/08/2013 | 11:26
Compartilhar

Saiu o edital do TCU a ser realizado pelo CESPE/UNB agora em outubro de 2013

Olá, amigos do Ponto (hoje especialmente para aqueles que pretendem uma vaga no TCU)!

Saiu o edital do TCU a ser realizado pelo CESPE/UNB agora em outubro de 2013. A matéria de Economia constitui uma grata novidade no edital dentro do corpo de conhecimentos específicos. Acreditamos em um número próximo de 10 assertivas sobre a temática de Economia do Setor Público e Regulação, conforme a ementa abaixo, copiada do edital:

NOÇÕES DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO E DA REGULAÇÃO: 1 Introdução: o sistema de contas nacionais e as identidades macroeconômicas básicas. 1.1 Produto agregado e os problemas de mensuração. 1.2 Produto nominal x produto real. 1.3 Contas do sistema monetário. 1.4 Noções básicas do balanço de pagamentos. 2 O modelo keynesiano básico: o multiplicador e o papel dos gastos do governo. 3 O modelo IS/LM: impactos das políticas monetária e fiscal. 3.1 Políticas macroeconômicas em diferentes regimes cambiais. 3.2 A avaliação do gasto público. 3.3 O financiamento do setor público no Brasil. 3.4 Conceitos de regulação, desregulação e re-regulação. 4 Teoria econômica de indústrias reguladas. 5 Estrutura de mercado, concorrência perfeita e monopolística, oligopólio, monopólio. 6 Falhas de mercado, externalidades, bens públicos, assimetria de informação (seleção adversa e perigo moral). 7 Regulação e formação de preços para estruturas de mercado de concorrência imperfeita.8 Conceitos básicos sobre regimes tarifários. 9 Tarifação por custo de serviço. 10 Tarifação por preço teto. 11 Regulação por incentivos. 12 Regulação para competição.

Importante salientar que no edital consta a já batida fórmula do CESPE em que uma errada anula uma certa de forma a se ter bastante critério e prudência na formulação ou não da resposta.

Sobre a matéria em questão, esboço aqui que o livro de minha autoria Economia em questões do CESPE-UNB (Macro, Micro e Economia Brasileira) a ser lançado pela Ed. Campus no final desse mês, apresenta em forma de questões comentadas os tópicos 1 a 7 do edital de Economia acima listado. Dessa forma, constitui em um excelente material para a preparação do concurso vindouro.

Abraço e bons estudos,

Marlos Vargas


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: