Prof. Bruno Fracalossi

11/08/2013 | 16:36
Compartilhar

Como conciliar os seus estudos para poder prestar o MPU?

Olá amigos, como vão vocês?

Como vocês já devem saber, o edital do concurso de Analista e Técnico do MPU acaba de ser publicado.

São vários cargos envolvidos:

32 cargos diferentes para Analista e 3 para Técnico.

Nem preciso dizer o quão bom é se trabalhar no órgão. São inúmeras vantagens como o alto salário, mobilidade, horário corrido de 7 horas por dia, recesso no meio e no final do ano, recesso na semana santa, feriados prolongados, banco de horas, plano de saúde e auxílio alimentação diferenciados e cargos de chefia.

O número de vagas oferecido não é muito, mas o cadastro de reserva a ser formado será bem grande, e o MPU costuma chamar muitos candidatos do cadastro.

Por isso, e seguindo a minha teoria do foco em áreas, e não em cargos, eu sugiro que você preste sim o concurso do MPU, mesmo que somente como treinero.

A maioria dos cargos exige curso superior específico, mas eu separei três cargos específicos que exigem graduação em qualquer curso superior, e nos quais vocês poderão focar, dependendo das matérias que já estiverem estudando.

São eles:

Cargo 6 – Finanças e Controle;

Cargo 7 – Gestão Pública;

Cargo 8 – Planejamento e Orçamento;

As matérias básicas para todos os cargos são:


PORTUGUÊS

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO ADMINISTRATIVO

LEGISLAÇÃO DO MPU

RELAÇÕES HUMANAS

 

As matérias específicas, com os focos de outros concursos relacionados são:

 

Cargo 6 – Finanças e Controle;

Finanças Públicas;

Contabilidade Pública;

Contabilidade Geral;

Gestão de Riscos;

Quem pode prestar: os concurseiros focados nos concursos das áreas fiscal, de controle, gestão e economia, como TCU e demais Tribunais de Contas, CGU, CGE´s, APO e ATRFB e Bacen área 6;

 

Cargo 8 – Planejamento e Orçamento;

Contabilidade Pública;

Licitações;

Quem pode prestar: os concurseiros focados nos concursos de controle, gestão e economia, como TCU e demais Tribunais de Contas, CGU, CGE´s, APO, e Bacen área 6;


Cargo 7 – Gestão Pública;

Gestão das Organizações;

Gestão Pública;

Gestão de Processos;

Quem pode prestar: os concurseiros focados nas áreas administrativas dos concursos de controle, gestão, economia, agências reguladoras e tribunais como TCU e demais Tribunais de Contas, CGU, CGE´s, APO, Bacen área 4; Tribunais Regionais e Superiores e Analista Administrativo de todas as Agências Reguladoras.

As provas ocorrerão no início de Outubro. Temos somente dois meses de estudos então.

Uma dica estratégica bem objetiva é a seguinte:

A estratégia agora é estudar de forma rápida e tranquila, sem resumos longos, mas somente com marcações no próprio material, e fazendo grifos rápidos com marca-textos, ou com o uso do programa foxit para isso, se você estudar através do computador. Tente priorizar as matérias do MPU, mas permaneça estudando as demais do seu foco original, mas com uma carga de estudos reduzida.

Guarde a última semana para uma revisão completa (isso é extremamente necessário).

Nas matérias básicas, compre os cursos em PDF de exercícios ou livros específicos de exercícios do Cespe, e estude somente por eles.

Se você já tiver resumos de todas as matérias, leia-os somente, e resolva milhares de exercícios. Foque na teoria somente dos assuntos que você nunca estudou.

Como esse não é o seu principal foco, não há nenhum motivo para você colocar pressão em si mesmo para ser aprovado. Vá fazer a prova bem tranquilamente, sem nenhuma preocupação. Considere esse concurso como um grande simuladão, ok?

E se você precisar de uma ajuda extra para fazer essa conciliação, pode contratar um dos meus Coachings. A terceira turma do Básico (sétima no total, contando as minhas quatro primeiras turmas do antigo projeto de Consultoria) está quase lotada. As vagas são limitadas, e ela se inicia no próximo dia 23, mas podemos adiantar um pouco os trabalhos. Leia a apresentação dos Coachings abaixo:

Coaching Básico (minha especialidade)!

Coaching para AFC/CGU

Coaching para ATRFB

Coaching para APO/MPOG

O Coaching serve para te livrar dessa preocupação de planejar, para te dar certeza de que você está no caminho certo, eliminando a dúvida da escolha errada, que tanto atrapalha e gera ansiedade nos estudantes, além de te jogar no caminho correto em relação ao planejamento, motivação, estratégia, cobrança rígida e efetiva de metas estipuladas etc.

Já treinei mais de 150 alunos, e os resultados são maravilhosos.

A aprovação até agora é de mais de 90%. Felizmente, e com muito orgulho, só recebi elogios até aqui, e isso me faz caminhar cada vez mais com garra para te ajudar a conquistar uma vaga nesse disputado mundo dos concursos públicos.

Um abraço e feliz dia dos pais!

Prof. Bruno Fracalossi

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

 



 



 



 



 



 



 



 



 


Comentários

  • 12/08/2013 - Marcelo Czaya
    Professor Bruno sempre fantástico!!!Dicas excelentes e essenciais!!!
  • 12/08/2013 - Janaina Neves
    Professor tneho a mesma dúvida do Saulo, tbm prestarei trt 8 para AJAA e to em dúvidas se presto o cargo 7 ou 8, Tbm penso muito nas atribuições de cada cargo..
  • 11/08/2013 - saulo gomes di napol
    Prof, vou fazer o concurso do TRT 8º CESPE para AJAA. O que seria melhor tentar o cargo 7 ou 8 do MPU?
  • 11/08/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Saulo, como vai? Mande-me um e-mail, ok? Um abraço. Prof. Bruno Fracalossi
  • 11/08/2013 - Fernanda
    Vc é 10! Com vc, aprendi a acreditar mais em mim! Obrigada pelo apoio! O seu trabalho é fantástico!
  • 11/08/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Fernanda, tudo bem minha amiga? Fico muito feliz com a sua afirmação. Um grande abraço, e boa sorte em sua caminhada. Prof. Bruno Fracalossi
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: