Prof. Bruno Fracalossi

02/08/2013 | 14:42
Compartilhar

Suspensão dos Concursos - não caia nessa mais uma vez!

Olá, meu amigos dos concursos, como vão?

Tenho recebido alguns e-mails apreensivos sobre as notícias da suspensão dos concursos públicos em âmbito federal, decorrente do corte orçamentário apresentado pelo governo.

Vários alunos têm me questionado sobre o que fazer.

Pessoal, não de desesperem! Quem vive nesse mundo dos concursos há algum tempo já vivenciou essa situação ao menos duas vezes nos últimos anos. Quem não se lembra da crise de 2008 e da derrubada da CPMF em 2010?

Lembro-me muito bem que o governo, assim como faz agora, veio a público informar sobre os cortes orçamentários, nos quais os concursos públicos seriam os maiores prejudicados.

Na época, muitos dos meus colegas aproveitaram para relaxar, diminuir o ritmo ou largar as canetas, utilizando a notícia como uma espécie de desculpa para não estudar.

O que aconteceu de fato: a abertura de editais de inúmeros certames nos anos de 2009/10 e 2012/13. Ou seja, quem acreditou na balela apresentada pelo governo, se deu mal!

Conforme a minha experiência de concurseiro, que vem desde lá de 2005, as carreiras públicas de Estado não ficam muito tempo sem abrir novos concursos. Desde o ano 2000, no máximo 4 anos entre um concurso e outro. Eu já informei isso várias vezes aqui.  É o famoso ciclo dos concursos, interrompido somente no 2º semestre dos anos com eleições e no primeiro ano de um novo mandato, já que esse período de um ano e meio é de transição de mandato.

Como eu sei que vocês são muito ansiosos, e desconfiados por natureza, rsss, provo isso a seguir:

CICLO DOS CONCURSOS RELATIVO ÀS PRINCIPAIS CARREIRAS DE ESTADO DESDE O ANO 2000:


AFRFB/ATRFB – concursos em 2001/2002(2X)/2003/2005/2009/2012;


AFT – concursos em 2003/2006/2010/2013;


AFC/CGU – concursos em 2004/2006/2008/2012;


AFC/STN – concursos em 2002/2005/2008/2013;


EPPGG/MPOG – concursos em 2000/2002/2003/2005/2008/2009/2013;


APO/MPOG – concursos em 2000/2003/2005/2008/2010;


BACEN – concursos em 2001/2002/2006/2010/2013;

Notem que o ciclo sempre é reiniciado. E isso sem falar nos concursos de Tribunais e Agências Reguladoras, que ocorrem quase todos os anos.

O que fazer então?

Continue no ritmo dos estudos. Use o período de atraso como um prêmio para estudar mais e garantir a vaga de uma vez por todas.

Os concursos não acabarão. No máximo, poderão ficar para 2014, mas eles terão que sair. Ainda mais em um ano de eleições e com uma Copa do Mundo no meio.

As minhas sugestões são:


1 – Continue estudando no mesmo ritmo;

2 – Faça os concursos com matérias parecidas que saírem;

3 – Aproveite para resolver suas pendências pessoais (documentos, exames de saúde etc), para quando sair o seu edital você poder se dedicar integralmente;

4 – Tentem esgotar a leitura e a produção de resumos das matérias que formam o núcleo duro do seu edital, a fim de deixar o período pós-edital somente para o estudo das matérias novas e dos resumos e exercícios das antigas.

5 – Tranquiliza-se. O seu concurso sairá, ele só atrasou um pouco.

6 – Aproveite para se matricular em algum dos meus Coaching. Neles, eu te garanto uma cobrança rígida no sentido de mudança de postura, comprometimento, disciplina e motivação.

Se você não se motivar no meu Coaching, não irá fazê-lo em nenhum lugar mais, rsss!

As vagas do meu Coaching Básico estão lotando rapidamente (somando com as quatro turmas do antigo projeto Consultoria, já são sete turmas no total). Dê uma lida na apresentação dele para ver se você gosta da proposta:

Coaching Básico – Turma 03

Além dele, tenho vagas também no regular para AFC/CGU, e nos intensivos para o APO/MPOG e ATRFB, que são concursos previstos para o começo do ano que vem.

Se você se sente desmotivado, com falta de determinação, sem perspectivas de melhoras em sua carreira de estudante, sem planejamento, sem estratégia, sem foco, enfim, sem um rumo definido, pode se matricular sem medo.

Eu já estudei muito para concursos, testei várias técnicas diferentes, fiz vários planejamentos, adotei inúmeras estratégias, li e pesquisei sobre inúmeros autores. Resumindo: li muito sobre o assunto. Passei em dois excelentes concursos como os de ATRFB e AFC/CGU, e fiquei muito próximo de passar em todos os outros que eu fiz.

E isso, sendo um cara perfeitamente normal, nem mais nem menos inteligente do que ninguém. Foi muito esforço e disciplina mesmo.

Acredito que o fato de eu ter estudado e pesquisado muito sobre três áreas: Fiscal, Gestão e Controle, possa ser um diferencial para eu te ajudar.

Toda essa minha experiência, aliada as técnicas de psicoterapia e programação neurolinguística que eu já tenho e que eu venho estudando, podem fazer a diferença, acredite!

Não te prometo a aprovação, mas a competitividade sim! Se você se dispuser a seguir as minhas palavras e tarefas, terá um ganho de escala impressionante, e isso é fato comprovado através da opinião da grande maioria dos mais de 150 alunos que eu já treinei.

Hoje, uma aluna me deu o seguinte feedback (os meus feedbacks são exigidos de dois em dois dias):

Estou cansada. Mas realizada. Estou conseguindo cumprir minha meta. Há um bom tempo que meu estudo não rendia tanto. Percebo que estou mais focada.

Isso, para mim, é uma declaração de amor, rsss! Amor ao trabalho! Amor à disciplina! Amor ao comprometimento! Amor à causa estipulada!

Isso realmente me faz feliz!!! E é essa felicidade que eu quero que vc tenha também, ao me informar que bateu as metas no final de cada semana! Isso é prazeroso demais!

Aproveitando o ensejo, e tratando-se de motivação, sugiro que você adote a seguinte técnica:

A partir de hoje, quero que você, antes de iniciar o dia de estudos, fique concentrado durante 5 minutos, visualizando você no trabalho do seu cargo almejado. Imagine-se sendo aprovado, dando a notícia para os seus familiares e para os invejosos de plantão, rsss, indo para o trabalho no seu carro novo, liderando reuniões decisivas para o futuro do país, participando de Congressos Internacionais, combatendo a corrupção, lavrando um auto-de-infração, dando treinamento etc.

Tente viver um dia de trabalho dentro do seu futuro cargo!

Fale-me o que achou dessa técnica depois, ok?

Um abraço!

Prof. Bruno Fracalossi

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br



 



 



 



 



 


Comentários

  • 04/08/2013 - paulo lemos
    professor, o concurso AFRFB/ATRFB sai esse ano?(2013), quais os concursos tops que estao por vir? e o concurso de AGU?
  • 04/08/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Paulo, tudo bem? RFB em 2014. Os que estão previstos: APO, CVM, SUSEP, IPEA, PROCURADOR DA AGU, AUDITOR DE CONTROLE DO GDF, DO TCDF e do TCU. Um abraço.
  • 03/08/2013 - Hugo Fernandes
    Olá professor, tudo bom?

    Qual concurso o senhor acha que saiu primeiro: APO/MPOG ou ATRF?

    abração
  • 03/08/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Hugo, tudo bem? Eu acredito que o APO saia primeiro. Um abraço.
  • 02/08/2013 - Joy Ribeiro
    Referindo-me ao cansaço de sua aluna, também fiz esse desabafo a mim e ao Sr., mas compartilho o sentimento, estou mais focado. Valeu Prof. por mais este, abraços.
  • 02/08/2013 - ROBERSON DO VALE
    toda a força transmitida é "massa"!!! E esse final, então, show de bola!!! abrços, e força, e sucesso, e tudo de bom!!!
  • 02/08/2013 - Sofia
    Oi Bruno!
    O coaching para ATRFB está com as vagas encerradas?
    Se sim, haverá possibilidade de abrir novas turmas?
    Obrigada
  • 02/08/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Oi Sofia, tudo bem? O coaching de ATRFB tem vahas sim, ok? Qualquer dúvida, mande-me um e-mail. Um abraço.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: