Prof. Fernando Mesquita

31/07/2013 | 22:50
Compartilhar

O sucesso de A a Z - [B] Basicamente (com enquete)

No cotidiano de qualquer atividade, é fácil esquecer do que realmente importa. Pode ser em um relacionamento, no trabalho, nos estudos. Toda atividade tem seus pontos básicos, que no dia-a-dia acabam sendo negligenciados, quando poderiam muito bem ser utilizados como suporte quando não sabemos mais o que fazer.

Com os estudos, óbvio, isso não é diferente. Se você estuda há algum tempo, deve ter entendido que há 3 (quiçá 4) pontos que são os mais importantes e que englobam toda a preparação para os concursos. Falaremos disso em alguns parágrafos.

 

Mas é claro que o básico é fácil de esquecer, porque ele fica submerso em uma pilha de técnicas, habilidades, conceitos e sugestões que muitas vezes ouvimos. Termos jogados no ar, como "horas líquidas", "mapas mentais", "habilidades", "áreas"... Tudo isso parece às vezes muito complexo, mas muitas das pessoas que passam em concursos - pasmem - não chegam a ouvir nada disso. Elas reconhecem, de forma quase intuitiva, que há essas quatro atividades - o básico - que coordenam a aprovação dos candidatos. Nomeei essa sequência, carinhosamente, de Ciclo EARA.

 

Um ciclo não tem fim. Ele continua indefinidamente, até que algum evento crie uma quebra na estrutura dele. No nosso caso, essa quebra é a aprovação no concurso desejado, que virá mais rápido do que você espera.

 

O ciclo EARA compreende Estudo -> Aplicação -> Revisão -> Adaptação. A lógica é simples:

 

Estudo é tudo aquilo que estabelece os primeiros contatos com um conteúdo. Você lê um livro, um artigo, tem uma aula.

 

Aplicação é a transformação do estudo em atividades. Exercícios objetivos, redações, questões discursivas. Como mostram diversos estudos sobre o assunto, a aplicação é fundamental no processo de fixação dos conteúdos estudados.

Revisão é o resgate do conteúdo estudado. Em um mundo ideal, nós passaríamos uma pequena parte do tempo apenas estudando e a maior parte do tempo aplicando e revisando aquilo que foi estudado. Isso porque é importante otimizar seu tempo, cuidar para que cada hora estudada seja uma hora armazenada, seja por meio de resumos, seja por meio de mapas mentais, comentários de questões, esquemas, desenhos, o que quer que funcione para você.

Adaptação, por fim, é o final e o reinício do processo e é uma fase que muitas pessoas negligenciam. Adaptação é fundamental para qualquer processo (e ainda vamos falar muito deles). Adaptação refere-se a aproveitar o que é bom, ajustar o que está errado e procurar reforçar aquilo que funciona, junto com descobrir novas práticas - e falo disso constantemente com os alunos do Coaching, mesmo que eles às vezes não percebam que se trata desse ponto específico).

O processo pode parecer complexo em princípio, mas é importante reconhecer que tudo é complexo pela primeira vez, até que se entenda o básico. E o básico é isso. Todo o resto está ali dentro, acredite ou não.

Fixe o básico. Quando tudo parecer estranho ou perdido, use-o como uma estrutura, como um porto seguro para reorganizar as ideias. 

Bons estudos e sucesso,

 

Fernando Mesquita

Coach | Ponto dos Concursos

fernando.mesquita@pontodosconcursos.com.br

Este artigo faz parte do grupo "Sucesso de A a Z", meu compromisso estabelecido com a grande comunidade do ponto em 29/07/2013. Um artigo por dia, cada um com uma letra do alfabeto no título. Sugestões? Comentários? Ansiedades? Deixei seu recado e faça parte de nossa crescente comunidade.

E, naturalmente, preciso de sua ajuda. Uma jornada desse tamanho normalmente não é concluída por apenas uma pessoa. Portanto, ajude-me a escolher o tema da Letra D respondendo a enquete abaixo (serão computadas as primeiras 200 respostas):

 

 




Comentários

  • 01/08/2013 - Viviane
    O ciclo é bastante útil e necessário. Só é difícil conseguir realizar religiosamente as revisões. Ainda não consegui me disciplinar em relação a esse passo tão importante.
    Bárbaro o seu texto!
    Abs
  • 01/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Vivane, é verdade que a parte das revisões é difícil, mesmo. Mas isso se deve em grande parte à forma como normalmente revisamos - resumos ou releituras, que são ineficazes, além de trabalhosas. Gosto muito dos mapas mentais por serem simples e rápidos e reduzirem a resistência quanto ao passo. Qual método de revisão você tem usado? Obrigado pelo comentário e bons estudos.
  • 31/07/2013 - Tiago
    Parabéns, professor Fernando. Os textos são espetaculares.

    Um abraço,
    Tiago
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Opa, valeu Tiago. Abraço e bons estudos.
  • 31/07/2013 - Lilian
    Olá Prof. Fernando! Muito legal seu texto, alias como muitos outros que eu já li por aqui. Agora mesmo participei da enquete e adoraria ver o que o senhor fala sobre disciplina e decepção, porém tem alguma possibilidade de escolher os dois? Rs...
    Abraço
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Lilian, que bacana. Fico muito feliz de vê-la aqui novamente. Por enquanto, estou selecionando só os problemas mais... pungentes e os temas mais aguardados. De qualquer forma, todos aqueles serão tópicos de artigos futuros, então fique tranquila. Obrigado por participar, inclusive. Cada voto conta. Abraço e bons estudos.
  • 31/07/2013 - Maria Fernanda
    Tenho acompanhado a corrente. E só posso agradecer a motivação!! Acredite ela tem modificado meu comportamento.
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Maria Fernanda, seja muito bem-vinda e obrigado pelo comentário. Fique por aqui, então, que ainda há muitos temas interessantes e importantes por serem abordados. Obrigado pelo comentário. Espero que, ao final desse longo alfabeto, possamos dizer que somos pessoas diferentes, mais focadas, mais responsáveis. Obrigado por participar. Abraço,
  • 31/07/2013 - Lilian
    Legal saber, Prof. Fernando!! Com certeza estarei sempre por aqui para acompanhar mais publicações suas. Abraços!
  • 03/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Combinado, Lilian! Estaremos aqui. Abraço
  • 31/07/2013 - Paulo
    Professor,me senti obrigado a dar feedback devido ao nível dos textos que estao sendo apresentados.Também estou junto nessa caminhada!!Não vamos quebrar a corrente!hahah...abraços!
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Fala, Paulo. Muito obrigado. Vamos lá, que a parte mais difícil (o fim de semana) está chegando. Vamos nos manter nessa corrente e fazer nossa parte. Obrigado pelo comentário. Abraço
  • 31/07/2013 - Gabriela
    Adorei o texto. Assim como o de ontem.
    Continue escrevendo. Seus textos são muito motivadores e nos ajudam um bocado a chegar cada vez mais perto dos nossos objetivos.
    E o seu livro, sai quando? Já respondi a pesquisa no site há um tempo e não vejo a hora de lê-lo.
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Gabriela, muito obrigado. O livro deve sair em 2014. Vou até falar um pouquinho dele nos próximos artigos, que super tem a ver com o assunto. Obrigado por responder à pesquisa, inclusive. Cada resposta é muito importante. Continue acompanhando os artigos e bons estudos. Abraço,
  • 31/07/2013 - Paula Roberta
    Olá, professor. Gostei desse artigo e gosto de lê-los sempre que entro no site do Ponto. Seria legal falar sobre disciplina e decepção, temas complicados para alguns concurseiros lidarem. Abraços e parabéns pelos artigos.
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Olá, Paula, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Se você gosta dos artigos, não há momento melhor na vida, porque embora já estivesse publicando com bastante frequência, publicarei todos os dias pelos próximos vinte e poucos dias. E os assuntos são bacanas, então venha sempre e comente sempre, ok? Em relação aos temas, mesmo aqueles que não forem abordados nessa longa sessão dos próximos dias serão tratados num futuro próximo. Os de agora vão depender do andamento das enquetes - a voz do povo. Sua sugestão está anotada. Mais uma vez obrigado e bons estudos. Abraço,
  • 31/07/2013 - CARMEN FORMIGONI
    Olá! Quero novamente parabenizá-lo pelo excelente artigo. Gostaria que fosse abordada a DISCIPLINA no tema da Letra D. Obrigada.
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Olá, Carmen, tudo bem? Obrigado novamente pelo comentário. Já votou na enquete? Abraço e bons estudos.
  • 31/07/2013 - FRANCISCA DAS CHAGAS
    Parabéns pelo ótimo trabalho! Continue escrevendo por favor :)
  • 01/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Olá, Francisca, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Pelo menos num futuro próximo pretendo escrever bastante. Então, pode ficar tranquila =D.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: