Prof. Fernando Mesquita

29/07/2013 | 15:56
Compartilhar

Jerry Seinfeld e a consistência

[o artigo é longo, mas vale a pena. Então, acompanhe-me que há boas atividades ao final]
Jerry Seinfeld é um dos mais bem-sucedidos comediantes de todos os tempos.
 
É tido como um dos "100 comediantes de todos os tempos" pelo site Comedy Central. Foi também co-criador e co-escritor de Seinfeld, uma longa série de comédia que recebeu inúmeros prêmios, dentre eles alguns dos mais importantes da televisão americana.
 
De acordo com a revista Forbes, Seinfeld alcançou seu pico de rendimentos quando recebeu 267 milhões de dólares apenas em 1998. 10 anos depois, em 2008, ainda estava ganhando algo em torno de 85 milhões por ano.
 
Entretanto, o mais impressionante sobre esse artista não são os prêmios, os valores que recebeu ou os melhores momentos; é a incrível consistência de tudo. Episódio após episódio, ano após ano, ele desempenha, cria e entrete com padrões incrivelmente altos. Jerry Seinfeld produz com um nível de consistência que a maioria de nós deveria querer levar para o trabalho (mesmo que você não seja particularmente fã de seu trabalho).
 
Compare os resultados dele com a situação em que você e eu normalmente nos encontramos. Nós queremos criar algo fantástico, mas temos de lutar por isso. Nós queremos estudar bem, alcançar nosso objetivos, passar naquele concurso concorrido. Mas, por alguma razão, acabamos procrastinando isso e deixando nossos sonhos de lado sem razão aparente.
 
Qual a diferença? Qual estratégia Seinfeld usa para acabar com a procrastinação e produzir resultados de qualidade? O que será que ele faz que a maioria das pessoas não faz?
Não tenho certeza sobre tudo o que ele faz, obviamente, mas ao longo dos anos li e ouvi diversas histórias que tentavam explicar as razões de seu sucesso. Recentemente, ouvi uma que tentava explicar os segredos por trás de sua produtividade, seu desempenho e sua consistência.
 
Vamos falar sobre isso e como você pode usar a "estratégia Seinfeld" para acabar com a procrastinação e conseguir mais de sua vida.
 
Brad Isaac era um ator iniciante no circuito de comédia. Uma noite, ele foi se apresentar na mesma casa em que Jerry Seinfeld fazia uma apresentação. Em uma entrevista algum tempo depois, Isaac contou o que aconteceu quando ele encontrou Seinfeld no camarim e perguntou o se ele tinha alguma dica para "um jovem comediante". Conta Isaac:
Seinfeld disse que a melhor forma de ser em sucedido era criar piadas melhores e a melhor forma de criar piadas melhores era escrever todos os dias.
 
Ele me disse para arrumar um calendário onde coubesse o ano todo e que o pendurasse na parede. Depois, eu deveria arrumar um pincel atômico vermelho. Para cada dia em que eu cumprisse minha tarefa de escrever, deveria marcar um X no dia correspondente.
 
Ele disse: "depois de alguns dias, você terá começado a criar uma corrente de produção. Mantenha-se nessa corrente e ela crescerá a cada dia. Você verá a corrente se desenvolvendo a cada semana, a cada mês. A partir daí, seu único trabalho é não quebrar a corrente.
Perceba que o escritor não falou absolutamente nada sobre resultados.
 
Não importa se ele estava motivado ou não. Não importa se ele estava escrevendo boas piadas ou não. Não importava se aquilo que ele estava escrevendo seria usado em alguma apresentação. A única coisa que ele estava fazendo era "não quebrar a corrente".
 
E esse é um dos segredos mais simples da impressionante consistência e produtividade de Seinfeld. Por anos, ele se focou simplesmente em não quebrar a corrente".
 
Mas Fernando, e eu?
 
Pois é. Aí entra você
 

Como acabar com a procrastinação.

 

Os melhores profissionais de cada ramo - atletas, músicos, estudantes, artistas - são mais consistentes que seus colegas. Eles trabalham dia após dia, comprometem-se com o que fazem enquanto todo mundo cede às tentações e às urgências do dia e trava uma constante batalha entre a procrastinação e a motivação.
Enquanto a maioria das pessoas sente-se abatida após um desempenho ruim, um dia cansativo ou uma briga familiar, os melhores ignoram os problemas do dia e voltam ao trabalho no dia seguinte - procurando sempre fazer o que saíram de casa para fazer - independente de tudo.
 
A estratégia de Seinfeld funciona porque ajuda a tirar o foco do objetivo grande e assustador (ser aprovado no concurso, ser o melhor no ramo, passar na prova que tem só uma vaga) e ajuda a atentar para o processo. E o processo não se importa se você está se sentindo bem, inspirado, se você é extremamente brilhante ou inteligente ou se você acertou 93% ou 20% das questões que fez no dia. Ele só se importa com "não quebrar a corrente".
 
Do que você precisa? De um grande calendário (que você mesmo pode fazer em casa, usando uma ou mais folhas A3 ou A2) e um pincel vermelho para começar sua cadeia. Depois, é só começar.
 

Tarefas certas

 
Talvez você tenha dificuldades para escolher tarefas e priorizar os estudos. Novamente, o mais importante nesse momento é começar. Encontre um site de questões, compre um livro, contrate um curso do Ponto. Faça alguma coisa que vá te deixar mais próximo de seu objetivo. Leia algo agora, do conteúdo, faça 10 exercícios. Baixe uma prova do site da banca e resolva-a. Crie o primeiro elo de sua corrente.
 
Cada pessoa deve traçar seu próprio nível de exigência. Para alguém que está começando agora, simplesmente sentar e ler um capítulo durante X dias já é uma grande evolução, enquanto para os estudantes avançados, estudar menos de 2 horas e fazer menos de 100 exercícios pode ser inaceitável. Entretanto, encontre suas próprias razões e cuide de sua corrente.

O domínio da expertise

Qualquer grande conquista começa com pequenos passos. Muitas pessoas sentem-se perdidas quando começam a estudar para concursos por conta do suposto tamanho de sua tarefa pela frente. "Poxa, eu quero ser __________ (seu cargo aqui) e para isso preciso fazer 128 tarefas ao longo dos próximos ___ anos".
 
Grandes tarefas exigem grandes esforços, mas precisamos "enganar" nossa cabeça para evitar a paralisia da análise.
 
Expert é a aquela pessoa que é referência em seu campo. Mas poucas pessoas começam sua caminhada com o pensamento "Preciso dominar o campo X". Pelo contrário, começamos estudando para reconhecer o tema, nos afeiçoar a ele e só então vem o desejo de entender o conteúdo e "amá-lo" a ponto de querer saber mais e mais.
A chave do sucesso e da expertise é a consistência. Mantenha-se consistente (e tenha paciência) e chegarás longe.
 

E para te acompanhar...

Segunda-feira é o dia mundial de começar as coisas, então começo aqui um trato com você: venha comigo nessa jornada. Comece hoje seus estudos com seriedade e profissionalismo. Vamos criar uma comunidade de pessoas motivadas e comprometidas com seus próprios futuros, com sua melhoria de vida, com sua valorização. Não deixe para amanhã. Comece agora.
 
E vou com você nessa jornada. Ao longo dos próximos dias, escreverei um artigo por dia sobre técnicas, sucesso nos estudos, formas de estudar e tudo aquilo sobre o que temos conversado ultimamente. Enquanto cumpro meu compromisso, espero que você cumpra o seu - trabalhar em prol de seu sucesso no concurso para o qual está estudando. E, para termos um tema aglutinador nesses artigos, eles serão intitulados "O Sucesso de A a Z". Usarei todas as letras do alfabeto, uma para cada dia, como tema dos artigos que virão a seguir.
 
Começamos amanhã. Venha comigo nessa jornada que começa amanhã e só acaba com sua aprovação - e mãos à obra.
 
Comentários, sugestões, angústias? Deixe um recado.
 
Abraço e sucesso,
 
Fernando Mesquita
Coach | Ponto dos Concursos

Comentários

  • 02/08/2013 - AMELIA VASCONCELLOS
    Parabéns pela brilhante inspiração!
  • 02/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Obrigado, Amélia.
  • 01/08/2013 - Leonardo Ferreira
    Bom Dia Prof. Fernando, seus artigos tem sido de grande valia e tem me mostrado a cada dia onde estão os meus erros. Confesso que ainda não coloquei em pratica o que tenho lido mas não desisti de fazê-lo.

    Obrigado por disponibilizar nesse espaço aberto do site seus conhecimentos! Grande Abraço!
  • 01/08/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Leonardo, obrigado pelo comentário. Se você ainda não colocou em prática, hoje é o dia. Comece agora. Dê um pequeno passo, mas entre em movimento. A melhor hora é agora. Obrigado pela participação e bons estudos.
  • 31/07/2013 - Andrei Costa
    Professor, o texto realmente me tocou, reli algumas vezes, já passei em um concurso, em primeiro lugar, continuo estudando, mas a simplicidade da proposta do texto nesse mundo imenso de informações representa sem dúvida um alívio, entre tantas incertezas ao menos uma: A perseverança e a determinação, no dia a dia, são a melhor forma de aumentar as chances de sucesso de realizar os nossos sonhos nesta vida.
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Andrei, obrigado pelo comentário. Minha ideia passa por aí: conselhos simples, diretrizes, orientações e formas de organizar essa grande bagunça que tem sido a preparação para concursos nos últimos anos. Fico feliz que tenha podido pelo menos ajudar um pouco a criar uma orientação. Desejo sucesso e persistência e que você chegue logo ao seu objetivo. Abraço e sucesso.
  • 31/07/2013 - Lilian
    Amei o artigo, Prof. Fernando!!! E mais ainda sobre a parte que fala que os melhores não se abatem, mesmo após terem tido um desempenho ruim e continuam trabalhando duro...enfim, essa frase coube direitinho em relação ao meu momento atual, portanto muito obrigada pelo seu texto.
    Quem sabe agora eu tenho forças pra recomeçar novamente.
    Abraço!
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Lilian, as derrotas fazem parte da trajetória. Muitas pessoas pensam que há dois caminhos opostos: o do sucesso ou o do fracasso, mas na verdade são os repetidos fracassos, com seu aprendizado, que criam o sucesso. Os demais vão caindo na batalha. Nós continuamos até terminar. Obrigado pelo comentário e mantenha-se firme na luta, ok? Abraço
  • 31/07/2013 - Lilian
    Sem dúvidas o senhor está coberto de razão! Mais uma vez, muito obrigada pela força e pelo incentivo que o senhor me transmitiu. Sucesso!!!
  • 30/07/2013 - Rosana
    Querido amigo e professor! O senhor realmente é uma pessoa diferenciada! Abraços, sucesso, sempre!
  • 30/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Hehehe, obrigado, Rosana. E força nas suas metas. O resultado está logo à frente - agora, é só alcança-lo, ok? Abraço e bons estudos.
  • 30/07/2013 - Marilia
    Professor, o que você está fazendo neste espaço aqui não tem preço!!! Você nos ajuda a alimentar nosso sonho e isso é fundamental para o nosso sucesso. Obrigada por usar seu tempo e sua energia para produzir algo tão importante para o concurseiro!
  • 30/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Marília, obrigado pelo comentário. Espero que o escrito aqui sempre a ajude, de alguma forma, a alcançar seus sonhos. A jornada é longa, mas vale a pena. Fique firme. Abraço e bons estudos.
  • 30/07/2013 - Carolina Almeida
    Muito bom! Sempre leio seus artigos e em todos eles vejo uma mensagem que preciso ler! Nunca li um artigo seu e tive a impressão de ter perdido tempo. Parabéns, professor! Tenha certeza que estás contribuindo muito na minha jornada!
  • 30/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Poxa, Carolina, que bom. Ler um comentário como esse realmente mostra que vale a pena estar aqui. Espero poder continuar contribuindo. Obrigado por passar e acompanhe nossa breve jornada pelos próximos dias. Abraço e sucesso.
  • 30/07/2013 - Graziele
    Vamos juntos então Professor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • 30/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Combinado, Graziele! Já comecei. O primeiro artigo (letra A) está no ar: http://goo.gl/gMXKGq
  • 30/07/2013 - Laura Biberg
    Prof. amei o seu artigo, é isso mesmo, de grão em grão, dia após dia. Os bons treinam todos os dias pra ficarem melhores.
  • 31/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Laura, muito obrigado pelo comentário. A consistência é a chave do sucesso, de fato. Continue na luta e chegaremos lá com certeza. Abraço e sucesso
  • 29/07/2013 - Sissy
    Já gostei do artigo só pelo título: sempre gostei do seriado Senfield. E foi muito interessante o que foi escrito. Vou começar a aplicar o que foi dito a partir de hoje. Parabéns pelo artigo. Muito bom!
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Sissy, obrigado pelo comentário. Seinfeld, de fato, tem seus méritos - um dos maiores o de ser um grande profissional (o que certamente é admirável). Passe por aqui todos os dias, estarei consistentemente trabalhando o que foi prometido. Um abraço e bons estudos.
  • 29/07/2013 - Thiago
    Gostei do texto. O problema do concurso é que ele não tem data pra sair, igual o vestibular, cuja prova quase sempre é em dezembro. É difícil estudar para um concurso que vai sair, só não se sabe quando.
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Thiago, isso é verdade. Procurarei abordar esse problema nos próximos artigos, então dê uma passada diária para conferir. O que você pode fazer, agora, é lembrar que em quase todas as áreas há concursos semelhantes, para os quais você acaba se preparando enquanto foca no seu objetivo final. Portanto, lembre-se de dar atenção à imagem mais ampla e pensar agora na aprovação. Você já estará na frente de 99% se começar a preparação antes do edital. Abraço e sucesso.
  • 29/07/2013 - Ana Paula
    Olá professor tudo bem? gostei muito desse texto e de outros que você escreve. Nós concurseiros precisamos de incentivos diários para aguentarmos nossa jornada de estudos. Obrigada pelas palavras de força.
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Ana Paula, obrigado por comentar. Seja bem-vinda a esse nosso compromisso diário. É verdade, todo dia é dia de começar de novo, bater nossas metas e chegar um pouco mais perto do objetivo. Torçamos para que fique cada vez mais fácil. Estaremos juntos nos próximos dias, trabalhando pelo sucesso. Abraço,
  • 29/07/2013 - Fabiane
    Oi professor, o calendário já tenho... agora é hora de acelerar e começar a marcar com X. Os seus artigos são de grande incentivo, obrigada pelo apoio.
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Fabiane, que beleza. Espero, então. Que hoje seja o dia de marcar o primeiro de muitos "X" nele. Faça exercícios, estude algo que não estuda há algum tempo. Hoje é o dia. Obrigado pelo comentário. Abraço e sucesso,
  • 29/07/2013 - Jean Azevedo
    Simplesmente fantástico esse seu texto. Realmente temos que nos preocupar com o processo em si, pois ele mesmo alimenta a chama da esperança para que seja atingido o seu objetivo. A grande maioria se preocupa com o objetivo esquecendo do processo para se chegar lá. Muito bom e motivador!
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Opa, Jean. É verdade que o foco no processo sempre ajuda. E, até que consigamos o que queremos, nos faz ver o desafio de uma forma diferente. Obrigado pelo comentário e pelo apoio e siga firme na luta. Abraço.
  • 29/07/2013 - Julio de Amorim
    Professor, muito inteligente a sua ligação com o sucesso do referido artista. Concordo plenamente com sua tese. Quebrar essa corrente, em nosso caso, por quaisquer que sejam os motivos, leva-nos a um retrocesso. Sim, não estagnamos, mas retrocedemos, pois teremos que investir novo tempo para aprender o mesmo que já sabíamos. É claro que não é possível manter a corrente intacta, sempre haverá um dia ou outro em que teremos que parar, mas que não seja um longo tempo... Obrigado e parabéns pelos artigos, sempre muito pertinentes e oportunos. Abraços.
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Tranquilo, Júlio? Manter a corrente unida, claro, é difícil, mas principalmente no início (e não só no início absoluto, mas nos recomeços), manter uma estrutura firme é essencial. Tenho certeza que você sabe disso. Obrigado pelo comentário e acompanhe esse desafio que não é só meu, mas nosso. Um abraço e bons estudos
  • 29/07/2013 - Ellen Verri Lopes
    Adoro as coisas que você escreve e a maneira como se expressa. Parabéns! Agradeço muito por você fazer isso. Abraços.
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Ellen, muito obrigado. Cada apoio, cada comentário é muito importante para que eu possa continuar por aqui. Obrigado por usar um pouquinho do seu tempo para dar um alô. Visite-nos diariamente - cada dia uma nova emoção. Mande as sugestões que tiver, ok? Preciso de ajuda aqui. =D Abraço,
  • 29/07/2013 - Sandra
    Acredito muito no que você escreveu! Já estou nesse caminho e melhorando muito minha performance. Vou te acompanhar...
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Sandra. Que beleza. Muitas vezes, criamos nossa própria sequência de resultados e de empenho sem que nos percebamos disso - só pela seriedade como tratamos as metas. Fique firme e o sucesso certamente virá - e logo. Obrigado por acompanhar - cada dia, uma nova ideia por aqui. Abraço e bons estudos.
  • 29/07/2013 - Felipe Arruda
    Professor, cade o seu livro?!?
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Felipe, está a caminho. Cada artigo que eu escrevo e cada aluno novo que chega, ele fica um dia mais perto. Vou anunciá-lo extensivamente aqui em breve.
  • 29/07/2013 - Adriana
    Esse texto tem tudo a ver com a minha proposta: estou começando hoje a minha jornada (bendita segunda-feira!), seguir adiante e não desanimar com os percalços que porventura virão. Com doses diárias de estímulo e esforço, sei que alcançarei meu objetivo. Obrigada por se dispor a nos acompanhar nessa jornada!
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Combinado, Adriana. Desejo muita tranquilidade e persistência. O caminho não é fácil, mas os menos trilhados normalmente nos levam aos melhores caminhos. Estaremos aqui todos os dias, bons ou ruins, porque consistência é fundamental e necessária. Obrigado pelo comentário e siga firme, ok? Abraço e bons estudos.
  • 29/07/2013 - Emirene
    Parabéns professor! Diferente de tudo que já li!Foco no processo.
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Isso aí, Emirene. Como já estamos conversando no coaching, o processo é importante - e cuidar dele é como regar a planta todos os dias: por algum tempo, você tem de acreditar que há algo na terra. E regar todos os dias. Abraço e bons estudos.
  • 29/07/2013 - Ana Zilda
    Olá professor, quero parabenizá-lo pela iniciativa de compartilhar conosco artigos tão bons, que trazem motivação e ânimo em nossa jornada.
  • 29/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Ana, é uma grande satisfação poder fazer parte da vida das pessoas e ajudar pelo menos um pouco que seja. Torço para que sejam úteis em sua maioria e ajudem a olhar para o lado certo. Obrigado pelo comentário. Abraço e bons estudos.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: