Prof. Marcelo Tannuri

27/07/2013 | 15:30
Compartilhar

ICMS-RJ - Autorizado e com banca escolhida.

Olá futuros Auditores Fiscais do Estado do Rio de Janeiro.

 

Escrevo para comentar rapidamente a notícia publicada pela SEFAZ-RJ no ultimo dia 24 de julho. Não pretendo discutir o preço das incrições, que foi fixado em R$ 180,00 (cento e oitenta reais), ou a inclusão das disciplinas de inglês e direito Penal. Venho para discutir outros dois pontos importantes:

1. a troca da banca - o que você pode esperar da FCC?; e 

2. a preparação na disciplina de Legislação que, junto à disciplina de Direito Tributário, terá 46 questões na prova.

 

A FCC é uma banca pragmática. Não elabora questões "malabaristas" e, por isso, erra pouco. A prova costumeiramente é inteligente e procura cobrar todos os itens importantes do edital. (é isso mesmo, a FCC procura cobrar todos os itens importantes do edital)

A FGV é muito diferente da FCC? Resposta: a FGV nunca foi uma banca muito constante. Aplicou boas provas, mas "deu mancada" em algumas delas. O importante para a sua preparação é saber que as boas questões da FGV, em geral, são muito parecidas com as questões formuladas pela Fundação Carlos Chagas (FCC). 

Essa concepção, que está norteando o curso de LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E LEGISLAÇÃO DAS RECEITAS NÃO TRIBUTÁRIAS - TEORIA E EXERCÍCIOS PARA O ICMS/RJ deve nortear a sua preparação.

Por isso, o curso está passando por uma reformulação. Além das boas questões da FGV (todas resolvidas) que permeiam o curso, estou selecionando questões da FCC e adicionando, com resoluções detalhadas, aos trechos respectivos da aula.

Assim, sempre que você estiver terminando de estudar um tema, desde que exista exercício adequado, você terá a resolução em seguida para consolidar o aprendizado.

 

Receita infalível: a preparação completa consiste em:

1. ler todos os comentários da aula;

2. junto aos comentários, ler os textos normativos que são trazidos em destaque no texto;

3. resolver todas as questões trazidas na aula; e 

4. perguntar se tiver dúvidas.

 

Essa receita vale para todas as matérias. Pode confiar.

 

Um abraço a todos e bons estudos.

Marcelo Tannuri





A notícia a qual me refiro está no endereço:

http://www.fazenda.rj.gov.br/portal/index.portal;jsessionid=HQ2BRw1RVy3pg11qg2svxT6120KnL02vpNfP7q1ZBvvj1v2f9HK3!-1936599868!NONE?_nfpb=true&_pageLabel=apresentaNoticia&idConteudo=%2FBEA+Repository%2F3990043

 

O curso de Legislação Tributária do Estado do Rio de Janeiro está no endereço:

http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=5241


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: