Prof. Bruno Fracalossi

25/07/2013 | 11:10
Compartilhar

Como aproveitar os intervalos picados do dia para estudar?

Olá pessoal, tudo bem?


Hoje eu republico um dos meus primeiros artigos que eu escrevi aqui no site, e que gerou uma boa repercussão na época. Ele dá dicas de como aproveitar ao máximo todos os pequenos períodos do seu dia. Para quem ainda não leu, pode ser que te ajude. Aproveite!


Complementando um dos meus artigos anteriores sobre como estudar para os concursos da área de Economia/Controle e Gestão, hoje eu escrevo para dar algumas dicas de como usufruir ao máximo o seu tempo disponível de estudo.

Eu fui aprovado nos concursos de ATRFB e AFC/CGU sempre trabalhando e estudando.

O segredo, na minha opinião, é ter disciplina e foco naquilo que você deseja e que você acha que mudará a sua vida. Em razão disso, sempre aproveitei totalmente o tempo livre que eu tinha para estudar.

Uma das dicas que eu dou hoje é o de dividir o estudo durante os três períodos diários. 

Suponha que você seja um guerreiro sofredor, assim como eu sempre fui, e disponha de 4 horas diárias de estudo. Não adianta reclamar ou ficar pensando como aquela hiena do desenho. 

-Que hiena, professor Bruno?

-Não se lembra? Leia abaixo, então:

Desenho Lippy & Hardy – “Oh céus! Oh vida! Oh azar!" 

Esse desenho é mais um dos clássicos da Hanna Barbera. Os personagens principais são o leão Lippy e a hiena Hardy. Lippy sempre bolava planos mirabolantes para os dois se darem bem, mas Hardy, com todo o seu pessimismo, nunca acreditava que teriam sucesso. Nessas horas que ele dizia a famosa frase: "Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isto não vai dar certo!”

Pois é, meus amigos, se você tem somente 4 horas disponíveis de estudo por dia, você vai passar em um concurso top com somente 4 horas por dia, ué!

Comigo foi assim, por que com você não seria também?

Concurso público é 20% de inteligência + 20% de motivação + 60% de GARRA!!!

Eu conheço inúmeros amigos meus que sempre se gabavam de ser inteligentes, que tiravam notas melhores que as minhas na faculdade, na escola, mas que estão em empregos muito piores que o meu.

E por que isso? Porque inteligência sozinha não define nada. Ela pode ser um diferencial quando a pessoa tem garra. Isso é o principal em uma jornada como a nossa.

Voltando ao nosso tema de hoje, te dou uma dica que acredito ser muito interessante, e que foi essencial para as minhas aprovações:

DIVIDA O SEU DIA!! ISSO MESMO, MEUS AMIGOS! DIVIDAM O SEU DIA!!

Essa dica vale para o aluno que está em desvantagem, pois trabalha e estuda, ok?

Muitas vezes, esse aluno estuda até com mais afinco do que aquele que fica o dia todo por conta.

Faça assim: pegue as suas 4 horas e não as estude todas à noite. Isso não é proveitoso. No período noturno, você já está cansado. Eu nunca rendi nada à noite. O meu estudo líquido na parte noturna sempre foi de no máximo uma hora e meia.

Divida assim o seu tempo, marcado no relógio:

Manhã

Se você entra às 8:00 horas no trabalho, tente acordar às 6:00 horas da manhã (se tiver muito trânsito em sua cidade, terá que acordar mais cedo, ok?). 

A primeira coisa a fazer é tomar uma colher de guaraná em pó, em jejum (funciona que é uma beleza, você vai ficar zerado de sono. Só que se você tiver algum problema de saúde, não tome não, tá?). Minha noiva já deixa o pó de guaraná e um copo de água ao lado da cama. Quando ela acorda, já toma antes de levantar. Mas lembre-se: tem que ser em jejum!

Tome um banho rápido, de 5 minutos. 

Compre cereais como Neston, Sucrilhos, o que você preferir. Encha um pote com leite e leve para sua mesa de estudos. Você tomará o seu café da manhã estudando (e fica em forma também, porque cereais de manhã faz bem para a saúde, rss).

Você tem que estar em sua mesa de estudos, com tudo aberto, até às 6:25 (eu não estou inventando isso não, pessoal. Eu seguia à risca esses horários, praticamente em regime militar. Por que motivo você acha que tantos militares passam em concursos? Pela alta disciplina que eles possuem). Estude até às 7:25. Troque de roupa o mais rápido que você conseguir, e vá para o trabalho.

Tarde

Por incrível que pareça, o meu horário preferido de estudo sempre foi após o almoço. Incrível isso né, mas eu meacostumei a estudar depois do almoço durante todo o meu período de concurseiro, sem tirar um dia sequer. Antigamente, eu sempre tirava um cochilo depois do almoço, mas quando comecei a estudar para concursos, botei na minha cabeça que não teria mais sono após a refeição, e deu certo.

O seu corpo é mantido e regulado pela sua mente. Isso é comprovado cientificamente. E o nosso corpo se acostuma com tudo aquilo que nós impomos a ele. Ponha na cabeça que você não tem sono depois do almoço e vá estudar. Todos os dias, ok? No começo será difícil, você vai desmaiar de sono, mas te garanto que em dois meses de esforço, você já estará acostumado. 

Em Brasília, milhares de concurseiros estudam após o almoço, por que você não conseguiria? As bibliotecas daqui ficam abarrotadas entre 12:30 e 14:00 horas. Estudar para concursos é chato mesmo! É muita privação! Mas se você tiver força de vontade e for determinado, não ficará reclamando. Você se adaptará ao que for necessário e conseguirá atingir o seu objetivo.

Voltando ao nosso cronograma: Almoce sozinho, ok? É isso mesmo. Eu já dispensei vários amigos meus na hora do almoço. Sempre inventava alguma desculpa e saía 5 minutos mais cedo para almoçar sozinho. Eu sempre ganhei uns 15 minutos de tempo dessa forma (quando o seu tempo é curto, 15 minutos podem fazer a diferença). Faça uma refeição saudável e leve (ajuda a não ter sono após o almoço) em 20, 25 minutos no máximo.

Vá para alguma biblioteca perto do seu trabalho, ou para algum lugar silencioso, e estude das 12:30 às 14:00 horas (deixe para escovar os dentes quando você voltar, ok? É sério isso, rsss!).

Já foram 2 horas e 30 minutos de estudo líquido e ainda estamos às 14:00 horas.

Noite

Supondo que você saia do trabalho às 18:00 horas, e chegue em casa às 19:00, tente dar uma caminhada de meia hora perto de sua casa, ou compre uma esteira. (se não der pessoal, faça exercícios somente no final de semana. O exercício físico é essencial, mas se não tiver tempo, não faça, fazer o quê?).

Coma algo leve, tome um banho e tente estar em sua mesa de estudos até às 20:30 no máximo. Estude até às 22:00. Após, veja um pouco de televisão, aproveite um pouco os seus familiares e às 23:00 horas, cama, já que você terá que acordar às 6:00 horas do dia seguinte, e retomar a rotina.

Acredito que usando essa forma de estudar, você retém o conteúdo de forma muito melhor do que chegar em casa após um dia exaustivo de trabalho, e tentar estudar das 20:00 até às 24:00 horas.

Comigo funcionou. Eu tinha uma meta de estudar entre 32 e 35 horas líquidas semanais. Fui aprovado nos concursos de Analista da Receita Federal e Analista da CGU, ambos de ponta e muito concorridos.

É pessoal, parece ser uma vida horrível, mas eu garanto que você se acostumará. E é temporário, já que quando você foi aprovado, as coisas mudarão para melhor.



Para quem estiver precisando de uma ajuda extra no sentido de aprimorar o aproveitamento de tempo, metodologias de estudo, ganho de escala de conhecimento, aperfeiçoamento cognitivo, motivação pessoal, técnicas de resumo, leitura dinâmica adaptada, e o mais importante: cobrança efetiva e rígida, disciplina com horários, e comprometimento com metas estipuladas, pode se matricular em um dos meus Coachings:


Coaching Básico para concursos – turma 02 (6ª turma no total);

Coaching Intensivo para APO/MPOG;

Coaching Intensivo para EPPGG/MPOG;

Coaching Intensivo para ATRFB;

Coaching Regular para AFC/CGU.

A 2ª turma do Coaching Básico (6ª no total) começa no próximo dia 29, e ainda restam 2 vagas.

COACHING BÁSICO - TURMA 02

Um grande abraço, e fiquem com Deus!


Prof. Bruno Fracalossi

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes


Comentários

  • 27/07/2013 - Luis Carlos
    Olá professor! Muito bom o método apresentado. Já o realizo e é o que tenho melhor aproveitamento durante a semana, uma vez que trabalho o dia todo e ainda tenho duas crianças pequenas para ajudar a minha esposa em casa pela noite. Mas a minha grande dúvida professor é como o senhor fazia no final de semana? Estudava mais ainda? Ou fazia exercícios? Pois não tenho conseguido realizar os estudos de forma eficiente e acredito que esteja retardando a minha aprovação. Muito agradecido.
  • 27/07/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Luís, tudo bem? Eu costumava deixar matérias mais leves para estudar nos finais de semana, já que é bem ruim o estudo nesses dias, rsss! Geralmente, eu gostava de estudar matérias em que eu somente lia os meus resumos ou resolvia exercícios. Um abraço. Prof. Bruno Fracalossi.
  • 27/07/2013 - Luis Carlos
    Valeu professor pela dica. Vou tentar acompanhar e realizar como informado. Mais uma vez agradecido.
  • 26/07/2013 - MARCELO FREIRE DE SE
    E como era o seu planejamento para o final de semana?
    Como sou adventista que sugestões você teria para mim?
  • 26/07/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Marcelo, tudo bem? Eu sempre tentei estudar durante cinco horas no sábado e mais cinco no domingo. Mas esse era o meu ritmo. Cada pessoa tem que encontrar o próprio ritmo. Uma sugestão: tente aumentar uma hora a mais de estudos durante os dias da semana, e deixe os seus sábados livres. Um abraço. Prof. Bruno Fracalossi.
  • 25/07/2013 - Tiago
    pelo relato, você estudava de manhã, na hora do almoço e depois de chegar em casa, num total de 04 horas/dia e 35 horas/semana. com isso passou na receita e na cgu. mas por quanto tempo você se manteve nessa rotina??? 01 ano, um ano e meio, dois???
  • 25/07/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Tiago, tudo bem. Para a ATRFB, foram 10 meses; 1 ano e meio para AFRFB e mais 10 meses para a CGU, especificamente. Um abraço. Prof. Bruno Fracalossi
  • 25/07/2013 - Tiago
    é... dedicar uma média de 01 ano por um cargo que vai resolver sua vida pra sempre é um sacrifício muito pequeno, quando comparado com o benefício.
    obrigado pela resposta quase instantânea e pela injeção de motivação.
    abs
  • 25/07/2013 - campos junior
    Formado pela Academia Militar do Barro Branco, há mais de 25 anos, aposentado por ter assumido um cargo de Vereador, insisto em participar da vida político-administrativa. Fui assessor parlamentar estadual (2005-09), secretário municipal(2009-11), e sempre me envolvi em todas as questões em que acreditei ser útil. Distante dos estudos formais, pude, contudo vivenciar PPGG. Sabendo que a formação básica na Academia foi Direito e Administração, o q vc sugere para uma atualização imediata para a prova de 11Ago? Estou com a apostila da ALUMINA, com dificuldade para selecionar...teria que ler tudo.Tenho agora 24h/dia pra estudar.Obrigado
  • 25/07/2013 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Campos, tudo bem? Peço que me mande um e-mail, ok? Um abraço. Prof. Bruno Fracalossi
  • 25/07/2013 - campos junior
    Gratíssimo pela pronta resposta...vou repetir a pergunta via mail. Abraço
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: