Prof. Fernando Mesquita

24/07/2013 | 21:46
Compartilhar

Espelhos e filtros - a saga do concursando

"Nós vemos aquilo que somos."

 
Isso não foi dito originalmente por mim, mas também não sei quem é o autor. Queria saber, entretanto, para poder dar-lhe um prêmio da sabedoria sucinta, algo tão raro hoje em dia.

Durante muito tempo, somos vítimas de nossas próprias visões, de nossos preconceitos e de nossos filtros. Nós somos aquilo que projetamos. Se só vejo maldade no mundo, ou sou assim ou fui condicionado a ver assim. Se vejo bondade, por outro lado, é assim que me sinto e assim que me comporto - porque é assim que espero que o mundo seja, enquanto todo o resto não passa de exceções, de aberrações.

Principalmente quando se estuda para concursos, temos muitas influências negativas. Pessoas que dizem que você não vai passar, que não vale a pena, que concurso é tudo marmelada. Isso não é quem você é, é quem ELES são.

O outro lado é que me preocupa mais. Se você só vê maldade, só vê falcatrua, traição e falsidade, pode ser que isso esteja dentro de você. Peter Senge, no livro "A quinta disciplina" (sensacional, inclusive, para estudos e para a vida), disse que "o problema começa em nós". Ah, como seria bom se parássemos de achar que essa frase é perfeita para as outras pessoas.

Se você não gosta do que vê, mude quem você é. A força da percepção move toda uma vida.

Bons estudos e sucesso,

Fernando Mesquita

Coach

fernando.mesquita@pontodosconcursos.com.br

Se você chegou até aqui, é porque procura boas coisas. E boas coisas só aparecem para quem está pronto para elas. Estamos trabalhando com o coaching intensivo para Técnico Legislativo - Assistente Administrativo da Câmara dos Deputados. Excelente remuneração, local de trabalho privilegiado e liberdade para você fazer (quase) tudo aquilo que gostaria. Gostou? Dê uma olhada na aula demonstrativa - completamente atualizada, com dicas e perguntas e respostas - sem compromisso. Mesmo que não seja para você, recomende para um amigo ou conhecido. Pode mudar a vida de alguém.


Comentários

  • 26/07/2013 - Emirene
    Ótimo artigo! Direto, sem rodeios. Parabéns professor, vc sempre nos surpreendendo.
  • 27/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Opa. Obrigado, Emirene. Continuemos na luta, que o caminho é bacana.
  • 25/07/2013 - guilherme
    Parabéns Fernando! É mto raro encontrar um professor de cursos p/ concursos tão sucinto, q escreva tão bem sobre algo q não seja a matéria propriamente dita. Creio q o senhor seria um grande colunista! Estou me identificando mto com seus escritos, e gostando mto deles. Abraço!
  • 25/07/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Que beleza, Guilherme. Muito, muito obrigado pelo comentário.

    Fique firme na luta.

    Abraço,
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: