Prof. Gabriela Knoblauch

20/07/2013 | 16:58
Compartilhar

A ansiedade e o concurseiro

 

 

1 Aflição, angústia, ânsia. 

 

2 Psicol Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos. 

 

3Desejo ardente ou veemente. 

 

4 Impaciência, insofrimento, sofreguidão.

(Dicionário Michaelis)

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 24% dos brasileiros têm ao menos um transtorno de ansiedade ao longo da vida. Alarmante, não? E sabe quem está bastante susceptível a sofrer desse mal? Você, caro concurseiro!

 

São MUITAS as preocupações de um candidato a concurso. Por isso, nossa mente fica sempre no futuro. Vejam se os questionamentos abaixo lhes são familiares:

 

Estudo contabilidade de manhã ou à tarde? Faço ou não resumos? Faço ou não curso presencial? Compro este livro ou aquele outro? Como fazer caber tantas disciplinas no meu cronograma? Como revisar tanta coisa? Quando será que o edital vai sair? Com quantas vagas? Quais matérias serão cobradas? Qual será a banca? Tenho chances de passar? E se eu não passar? E minha vida pessoal? Como fica? Como equilibrar?

 

Fora aqueles pensamentos “intrusos” que teimam em nos deixar ainda mais tensos:

 

·         Fulano passou em 2 meses e eu estudo há anos e nada de resultado!

·         Eu demoro demais a passar um capítulo!

·         Nunca vou aprender essa matéria!

·         Sou um ser desmemoriado! Só sei que estudei essa disciplina pois o resumo está com a minha letra!

·         Todo mundo me acha um fracasso pois não passei ainda!

·         Eu não sou inteligente o bastante!

·         Essa prova é difícil demais para mim!

·         Eu não dou conta!

·         É matéria demais para lembrar!

 

Some tudo isso a todas as outras burocracias da vida, pouco tempo de sono e lazer, além da questão financeira. Viver nessa pressão por meses ou anos é a receita para ser um candidato a concurso e também aos transtornos de ansiedade.

 

Assim, ter cuidado ao equilibrar a rotina é de suma importância para evitar problemas bastante sérios. Lembrem-se: a meta número 1 não é passar. É chegar no dia da prova com saúde física e mental suficiente para enfrentar o desafio.

 

Você sente falta de ar sem motivo aparente? Seu coração acelera do nada? Sofre com insônia?  Sente um medo inexplicável? Parece que você vive em um estado de apreensão constante? Anda irritado? Sua imunidade está baixa? CUIDADO! Você pode estar sofrendo de ansiedade.

 

VEJA OS SINTOMAS DA TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) segundo o Dr. Drauzio Varella:

“Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Além dos já citados (inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular) existem outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.

Trecho retirado do sitehttp://drauziovarella.com.br/letras/t/tag-transtorno-da-ansiedade-generalizada/

 

Pessoal, as soluções para driblar a ansiedade são muito pessoais, mas aí vão algumas dicas que podem ajudá-los:

 

Pare um pouquinho, feche os olhos e observe o seu corpo. Seu coração está acelerado? Respire fundo e lentamente até que ele volte ao ritmo normal. Seu corpo está tenso? Preste atenção desde os dedos dos pés até a musculatura do seu rosto. Conscientize-se das partes tensas e procure soltar todas as tensões.

 

Com seu corpo já sob controle, observe seus pensamentos. A cada vez que um pensamento negativo invadir sua mente, substitua-o por algo positivo. Ex: Troque “eu não vou passar” por “sou inteligente e – com meu esforço – passarei”. Pode parecer bobagem, mas é importante reeducar seu cérebro, ser capaz de “domar” os próprios pensamentos.

 

Procure pensar no PRESENTE, no dia de hoje. O que você tem que estudar hoje? Qual é a sua meta do dia? Se pensar sempre para frente, ficará ansioso e se sentirá sobrecarregado e incapaz de executar as tarefas que precisam ser completadas.

 

Verá que com o tempo enfrentará seus dias com mais serenidade.

 

Outras dicas:

 

·         Ter alguém para desabafar

·         Orientação espiritual Religião

·         Trocar experiências com colegas concurseiros

·         Não se comparar aos outros. Se Fulano passou com meses de estudo e sua hora ainda não chegou, lembre que cada um tem sua história e seu caminho na vida. Sua hora vai chegar e, quando chegar, será maravilhoso!

·         Exercícios físicos. Não pensem que é perda de tempo. Está mais do que provado que eles nos ajudam a dormir melhor e a nos concentrar.

·         Ioga. Para mim, funciona demais!

·         Técnicas de respiração. Também falo por experiência própria! Tentem que vale a pena.

·         Meditação. Não precisa ser um Buda. Sente-se em um local calmo, feche os olhos e dê um tempinho para sua cabeça descansar. Mesmo que por poucos minutos. Verá que fará uma enorme diferença em sua calma e concentração.

·      Diminua os estímulos. Menos café, menos refrigerante, menos açúcar. Menos computador, som e TV.

·         Faça uma coisa de cada vez.

·         Florais de Bach

·         Ouvir um CD com música instrumental (legal para amenizar o stress do trânsito)

·         Ter hora para PARAR de estudar (assim, você se sente motivado a começar!)

·         Não ultrapasse seus limites. Cansou? Pare. Ter noção de limite é diferente de fazer corpo mole. Faça o seu melhor sempre, mas não ignore suas necessidades.

 

Cada um sabe seu grau de ansiedade. Se você desconfia que precisa procurar um médico para tratar a sua, você muito provavelmente está certo. Isso não é vergonha para ninguém. Não deixe a ansiedade te dominar. Você pode ser um concurseiro dedicado sem sofrer com isso.

 

CUIDE DE SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DURANTE SUA PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS. NÃO NEGLIGENCIEM ESSE ASPECTO. ELE DEVE SER PARTE DO SEU PLANO DE ESTUDOS!

 

Se você tem dicas para controle da ansiedade, comentem no espaço abaixo, ok?

 

Fiquem com Deus.

Abraço,

Gabriela

gabriela@pontodosconcursos.com.br

 

 


 

 



 


Comentários

  • 26/07/2013 - RAFAEL
    Muito bom Prof! Curti mt essas dicas.
  • 21/07/2013 - Ana Zilda Jeovah da
    Muito boas as dicas, vou tentar pôr em prática.
  • 20/07/2013 - roberto
    boas dicas! mas acho que ansiedade zero é impossível! rs
  • 19/07/2013 - milena
    Muito Bom seu documentário!!!!!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: