Prof. Gabriela Knoblauch

11/07/2013 | 21:48
Compartilhar

10 maus hábitos que todo concurseiro deve evitar

 

Oi, pessoal. Tudo bem?

Fiz uma listinha dos erros que mais percebo nos concurseiros. Espero que façam uma análise cuidadosa da rotina de estudo de vocês e tentem se livrar dos 10 maus hábitos que todo concurseiro deve evitar. Leiam com atenção a listinha abaixo e depois me contem se já esbarraram nesses problemas:

 

1.   ESTABELECER METAS POUCO REALISTASà seu cronograma é espetacular, o problema é que não condiz com sua realidade. Ignorar necessidades como dormir bem e dar atenção aos entes queridos na hora de criar seu plano de estudos é o caminho mais curto para constantemente furar seu planejamento e assim gerar enorme frustração e desmotivação.

2.   MUITO PLANEJAMENTO E POUCA AÇÃOà o tempo gasto escolhendo livros, pesquisando os melhores métodos de estudo e criando seu cronograma é bastante importante. Todavia, se o plano não se transformar em ação, você não vai passar. Simples assim. Frequentemente vejo alunos “afiando o machado” por semanas a fio, mas machadada que é bom, NADA!

3.   ESPALHAR AOS QUATRO VENTOS QUE ESTÁ ESTUDANDO PARA CONCURSOSà erro típico de iniciante. Infelizmente, o mundo está cheio de gente que não torce pelo nosso sucesso.  Inclusive, morrem de medo dele! Essas são as mesmas pessoas que tentam te desmotivar enquanto você estuda e que tripudiam quando você não passa. Ser discreto gera menos pressão psicológica.

4.   VICIAR-SE EM FÓRUNS PARA CONCURSOS à acho super válido usar tais fóruns para trocar experiências, tirar dúvidas e buscar informações sobre bibliografias. O problema é que tem concurseiro achando que participação em fórum conta ponto no certame.

5.   PERFECCIONISMOà é como na dieta: se comeu um chocolate fora de hora, sente-se no direito de “enfiar o pé na jaca” pelo resto dia pois “já está tudo perdido mesmo”. Não é porque você furou parte do cronograma do dia que está de férias. Pouco estudo é melhor do que estudo nenhum.

6.   INSISTIR QUANDO SE ESTÁ MORTO DE CANSAÇOà essa meu pai me ensinou: se não consegue fazer nada, ao menos descanse. Sabe aquele dia em que você está exausto e não está rendendo? Mas você, cheio da persistência, insiste? Nessas horas, o melhor a fazer é dar um tempinho. No outro dia, você estará ótimo. Se forçar a barra, seu estudo será fraco hoje e amanhã visto que você continuará cansado.

7.   CRIAR ARMADILHAS PARA VOCÊ MESMOà você, lá no íntimo, sabe muito bem que a “paradinha para checar os emails” vai se transformar em hoooras vendo bobeiras na internet. Sabe que uma saidinha para encontrar os amigos vai se transformar em uma mega balada. Mesmo assim, você jura para você mesmo que vai ser coisa rápida. Nunca é. Não estou dizendo para não darem um tempo, se divertirem. Isso é bom e muito necessário. O que compromete suas chances de aprovação é fazer isso fora de hora, vezes demais. Seja sincero com você mesmo.

8.   ANSIEDADEà junto com o perfeccionismo, sempre foi o meu maior pecado. Sua vontade é abrir mil livros de matérias diferentes na mesa e estudar tudo ao mesmo tempo? Estuda uma matéria já pensando na seguinte? Deita para dormir e não consegue desligar a mente? Isso é ansiedade e compromete muito sua concentração. Falarei mais sobre o assunto no próximo artigo. Por hora, procure se conter e se concentrar no momento presente. Quando a ansiedade apertar, pare um pouquinho e medite. Fique de olhos fechados e se concentre na sua respiração e apenas nela por alguns minutos. Você ficará mais tranquilo.

9.   SÓ ESTUDAR  O QUE GOSTAà Você detesta Contabilidade e ama Direito Constitucional. Por isso, vive arrumando toda a sorte de desculpas para estudar o que gosta e postergar o estudo da matéria que te desagrada. Cuidado! É preciso haver um equilíbrio. Além disso, gostamos mais do que dominamos. Assim, force-se a estudar uma matéria que você ache chata até entendê-la. Verá que ela ficará cada dia mais interessante.

10.               DESFOCAR DEMAIS OU FOCAR DEMAISà o primeiro caso diminui suas chances de passar ao tentar “abraçar o mundo”. As disciplinas são extensas e demandam tempo para serem aprendidas. Ao desfocar demais, o candidato não consegue formar uma base legal em matéria nenhuma. Por outro lado, focar demais não é uma boa estratégia uma vez que os concursos mudam seus editais e bancas com cada vez mais frequência. Desta forma, focar em uma área e não em um concurso gera mais oportunidades de certames.





Amigos, espero que esse artigo tenha ajudado a torná-los mais conscientes e atentos a esses errinhos que tanto prejudicam nosso sucesso.

 Para o pessoal interessado em fazer coaching comigo:

Para os iniciantes e perdidos em geral: COACHING BÁSICO

http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=5853

Para os que precisam de apoio em inglês: COACHING TEMÁTICO

http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=5613

Abraço,


Gabriela

gabriela@pontodosconcursos.com.br



 


Comentários

  • 26/07/2013 - RAFAEL
    Perfeito Prof! Já coloquei nos favoritos aqui, para posterior visita; bjs
  • 15/07/2013 - Euclides Neto
    Seus textos são sensacionais!! Identifiquei alguns erros e já irei trabalhar para eliminá-los! hehe Abração
  • 15/07/2013 - Prof Gabriela Knoblauch
    Agradeço a todos os elogios. Esse retorno de vocês é a maior motivação para que eu continue escrevendo o melhor que puder, sendo a melhor coach e professora que eu posso ser. Ajudá-los é extremamente gratificante. :)
  • 13/07/2013 - silvana
    Estou adorando seus textos, pois refletem muito bem os vícios dos concurseiros em geral. Essa coisa de estudar uma matéria pensando na próxima eh batata. Estou tentando acabar com isso, pois assim só diminuo a qualidade do estudo! Como vc disse, eh preciso ficar no presente. Vamos à luta contra a autossabotagem. Obrigada pelo artigo!
  • 12/07/2013 - Luis Claudio
    Gabriela, obrigado pelo texto! Foram ótimos puxões de orelha! Tenho esbarrado com dificuldades em quase todos os pontos que você abordou. Mas seguirei em frente corrigindo-me e buscando me aprimorar cada vez mais. Obrigado pela força!
  • 12/07/2013 - FABIO
    Essas dicas são ótimas! Eu irei colocá-las em prática em com certeza irá melhorar muito os meus estudos.
  • 12/07/2013 - Prof Gabriela Knoblauch
    Que bom que consegui ajudá-los! :)
  • 12/07/2013 - Rodrigo
    Muito bom o artigo. Ao longo de minha caminhada experimentei quase todas situações apresentadas. Parabéns professora, leio suas dicas aqui no site e percebo que são muito oportunas.
  • 12/07/2013 - Prof Gabriela Knoblauch
    É isso mesmo, meninos. O segredo é o aprimoramento contínuo. Todos vamos errar pelo caminho. O problema é desistir por isso! Bons estudos, pessoal!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: