Professor
indique este artigo a um amigo
-A +A

30/04/2010 - Raciocínio Lógico para Traumatizados...

Bom dia.

Conforme prometido aqui no site, há alguns dias, falaremos, hoje, sobre as provas de raciocínio lógico aplicadas pela Esaf em concursos recentes, responsáveis pela eliminação de muitos candidatos.

Para sermos mais específicos, as provas que eliminaram muitos candidatos, e que, por isso motivaram o envio de emails e emails para a minha caixa postal, foram as aplicadas no AFRFB e no AFT.

Alguns candidatos solicitaram uma manifestação minha, e do Ponto, junto a Esaf, chamando atenção para o alto grau de dificuldade de tais provas. Sinceramente, não fizemos isso porque não acreditamos que esse tipo de gestão vá produzir qualquer efeito, muito menos quando originada de um curso preparatório, caso do Ponto.

Outros candidatos propugnaram que fizéssemos gestão perante a RFB para a retirada dessa disciplina dos seus certames, por entenderem que ela nada acrescenta aos futuros servidores. Novamente, não acreditamos no êxito de medida dessa natureza - e, ademais, embora eu não seja uma especialista no assunto, não compartilho dessa opinião (da não importância da disciplina raciocínio lógico numa seleção pública).

E então, diante dessa nova realidade, se não podemos “brigar” com banca examinadora, o que podemos fazer?

Bem, para você, candidato, eu não vejo outra saída, a não ser estudar, estudar e estudar!

A meu ver, acabou a era daquele pensamento do tipo “ah, raciocínio lógico eu já sei; é só raciocinar na hora da prova, e pronto”! Digo isso porque da forma que têm sido abrangentes os editais dos recentes concursos, albergando diferentes disciplinas (parte de estatística, parte de matemática, parte de matemática financeira etc.), não dá mais para confiar só na memória do ensino médio para a resolução da maioria das questões.

Enfim, de acordo com os programas dessa disciplina constantes de recentes editais, o fato é que o examinador poderá cobrar praticamente qualquer conteúdo e chamar de raciocínio lógico! Aí, meu caro, você até poderá saber resolver a questão, mas se esbarrará no outro obstáculo: o tempo de prova!

Enfim, resolver a maioria das charadas trazidas pela Esaf em suas provas quase todo mundo sabe; mas o problema não é este; o problema é saber resolver tais problemas em um brevíssimo tempo, levando-se em conta a necessidade de resolução das questões das demais disciplinas do concurso.

E aí, meu caro, para resolver rapidamente as questões de raciocínio lógico das provas da Esaf, eu não vejo outra forma a não ser exercitar-se, revisando os assuntos apontados no edital e resolvendo questões e mais questões.

Agora, se você tem mesmo trauma com essa disciplina, talvez o que essas provas recentes da Esaf nos tenham ensinado é que não adianta mais preparar-se para um concurso só resolvendo questões e mais questões de concursos pretéritos sem, sequer, saber exatamente o que está fazendo – isto é, sem ter nenhum embasamento teórico consistente.

Por que não? Ora, porque você resolve questões e mais questões, mas meio perdido, sem saber exatamente o que está fazendo, e na hora da prova o examinador muda um pouquinho a forma de cobrar o mesmo conteúdo, e, então, pronto, danou-se, você já não saberá para aonde ir! Faltou, nesse caso, o tal embasamento teórico, advindo da matemática, da matemática financeira, da estatística – e assim por diante. Enfim, não adianta estudar somente por macetes!

Vou contar uma breve historinha. No meu curso de formação para o concurso de AFTN (atual AFRFB), a Esaf inventou de cobrar a disciplina “lógica” no curso de formação (isso mesmo, acredite, no curso de formação!). Pois bem, eu nunca havia estudado, especificamente, essa disciplina, e confesso que fiquei preocupado, pois eu nunca tive o raciocínio muito rápido para resolução de charadas. O que eu fiz, então? Decidi que iria adquirir um livro de lógica e começar do zero, como se eu fosse um autêntico retardado nessa disciplina. Depois da leitura do livro, já de posse de um bom embasamento teórico sobre os fundamentos da disciplina, não tive nenhuma dificuldade em acompanhar as aulas no curso de formação, tampouco para resolver as questões da prova.

Pois é, pense nisso. Se você enfrentou dificuldade para a resolução das recentes questões de raciocínio lógico da Esaf, talvez tenha chegado a hora de você dar a devida importância a essa disciplina, na sua programação de estudo. Ou, melhor, talvez tenha chegado a hora de você assumir que é um pouco devagar (e aqui sem nenhuma ofensa, obviamente) nessa disciplina e começar praticamente do zero, estudando no médio prazo. Afinal, raciocínio lógico matemático passou a ser uma das disciplinas principais nos importantes concursos da Esaf, não só para o quesito “eliminação” (ela tem eliminado muita gente), mas também para o quesito “pontuação/classificação” (afinal, no último AFRFB, foram 20 questões com peso 2 – 40 pontos).

Aqui no Ponto, diante de tantos emails de “traumatizados” que eu recebi, conversei com o Moraes Junior e o convenci a ministrar, nos próximos meses, um curso online de raciocínio lógico para aqueles candidatos que têm maiores dificuldades na disciplina, um curso longo, sem pressa, começando lá do be-a-bá - cuja denominação, a meu ver, bem que poderia ser “Raciocínio Lógico Matemático para Traumatizados com a Esaf” (não sei se ele concordará com essa denominação! rs).

Um abraço,

Vicente Paulo



indique este artigo a um amigo


449 :   MPU - Exercícios de Fixação

448 :   MPU - Gabaritos dos Exercícios para os meus alunos do Pró-Cursos, em Brasília - DF

447 :   MPU - Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

446 :   MPU - Competência para julgamento de seus membros

445 :   Ministério Público junto aos Tribunais de Contas

444 :   Iniciativas de lei sobre o Ministério Público

443 :   MPU - Vedações aos membros do Ministério Público

442 :   MPU - Garantias constitucionais dos Membros do Ministério Público

441 :   MPU - Destituição dos Procuradores-Gerais

440 :   MPU - Escolha dos Procuradores-Gerais

  1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10  avançar 
Mostrando página 1 de 45