Artigos
Prof Issana Rocha - Educação imprimir

(17/10/2012): Questão Comentada - Educação


Olá, moçada.

Hoje vou comentar uma questão aplicada em 2010, pela Consulplan. O conteúdo são os Parâmetros Curriculares Nacionais, previstos nos editais de todos os concursos “na praça”, para a área de Educação (MPOG, Fundef, Inep e Capes).



Com a intenção de proporcionar aos alunos uma educação comprometida com a qualidade, o Ministério da Educação elaborou na última década do século passado, os PCN’s. Acerca desse fato, analise:

1. Os conteúdos transversais foram sugeridos pelos educadores de várias escolas brasileiras, com a intenção da melhoria do trabalho pedagógico.

2. O termo “parâmetro” indica a ideia de fenômeno educativo a ser adotado por todos os educadores nas escolas brasileiras.

3. Os temas transversais referem-se a conceitos científicos da aprendizagem.

4. Constituem uma proposta flexível a ser implementada a partir das decisões regionais e locais sobre currículos e sobre os programas da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e professores.



Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

a) 1

b) 1, 2

c) 2, 4

d) 1, 2, 3

e) 4



Apenas a afirmativa 4 está correta e, portanto, a resposta certa é a letra E. Afinal, realmente os PCNs se caracterizam pela flexibilidade: a ideia é contribuir com as escolas, e não substituir o papel dela na elaboração e na reflexão sobre a própria prática. A afirmativa 1 está errada, pois os PCNs não foram sugeridos pelos educadores das escolas brasileiras, mas elaborados por uma equipe de acadêmicos e pessoas de notório saber didático em cada área. Ainda que os professores possam ter sido ouvidos, não houve, entretanto, essa “consulta pública formal”. A afirmativa 2 também está errada, pois a palavra “parâmetro”, no caso dos PCNs, passa longe de indicar uma obrigatoriedade imposta a todos os educadores brasileiros. No caso da afirmativa 3 também houve erro, pois os temas transversais não se referem diretamente a conceitos científicos, mas a temas candentes da atualidade.



Bons estudos para vocês!


Comentários

Todos os campos são obrigatórios

Máximo: 1000 caracteres


O seu comentário só será exibido após ter sido aprovado pelo autor do artigo.




Ponto On-Line Cursos Ltda
CNPJ no: 07.610.468/0001-47

Tels.: (61) 3328-5369, (61) 8426-9549
Edifício Brasília Shopping, 13º andar, sala 1316,
Asa Norte, Brasília, DF

curso@pontodosconcursos.com.br